A “viagem inesquecível” de Medina à montanha do Pico valeu-lhe multa de 500 euros

Fernando Medina / Facebook

Fernando Medina na ilha do Pico, Açores, em Agosto de 2018.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, foi multado pela Direcção Regional do Ambiente por ter subido à montanha do Pico, nos Açores, de forma irregular, sem ter cumprido o que manda a lei.

O autarca foi condenado ao pagamento de uma multa de 500 euros, conforme avança o semanário açoriano Ilha Maior destacando a “subida irregular à montanha” do Pico.

O caso remonta a Agosto de 2018 quando Fernando Medina esteva de férias na ilha do Arquipélago dos Açores com dois familiares que foram também multados em 500 euros cada.

Tratando-se de uma reserva natural, o passeio pela montanha requer um registo prévio obrigatório, além do pagamento de uma taxa turística. Na altura, Medina e os familiares não cumpriram estas exigências por desconhecimento, conforme avançou fonte do gabinete da presidência da Câmara de Lisboa.

Só após a descida da montanha, e quando havia uma fila de pessoas à espera de autorização para iniciar a subida à montanha, é que Medina pagou a taxa turística.

De qualquer modo, não escapou de um processo de contra-ordenação aberto pela Direcção Regional do Ambiente e que culminou com a condenação a uma multa de 500 euros.

Apesar de tudo, a sanção nem é muito grave, considerando que as multas previstas vão dos 200 aos 4 mil euros.

Aquando das férias no Pico, Medina descreveu a experiência no seu perfil do Facebook como uma “viagem inesquecível”. Está visto que a viagem foi duplamente inesquecível (e saiu mais cara do que o previsto).

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os poderosos em Portugal tem a mania que são os donos disto tudo … sempre foi assim , contornam as leis e ditam as suas . Por isso existiu uma guerra em África .

RESPONDER

Milhares de aves encontradas mortas junto a lago na Índia. Desconhecem-se ainda as razões

No passado domingo, 2.400 pássaros - incluindo 20 espécies migratórias - foram encontrados mortos perto do Sambhar Salt Lake, na Índia. Os locais alertaram as autoridades florestais, que esperam os resultados das análises para determinar …

João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana

O internacional português João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana e pode mesmo vir a ser opção do Atlético de Madrid para o jogo frente ao Granada, marcado para o próximo dia 23 …

Vítimas do franquismo pedem investigação à origem das jóias que a família Franco vai leiloar

A Associação para a Recuperação da Memória Histórica (ARMH), que inclui familiares das vítimas do franquismo, pediu ao Governo espanhol que investigue a origem das jóias que a família Franco vai leiloar. De acordo com …

"Sem dúvida". Montenegro diz que era capaz de derrotar Costa

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro, que é agora candidato à liderança do partido, afirmou, em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, que era capaz de derrotar António Costa.  "Acho que era …

Rússia quer legalizar comércio de 'diamantes de sangue' africanos

Os diamantes exportados da República Centro-Africana estão associados à corrupção, à violência, à guerra civil, a violações e assassinatos. Agora, Moscovo anunciou que quer o fim do embargo internacional, buscando legalizar na totalidade a sua …

Economia abrandou, mas ainda é possível cumprir meta de crescimento

O Produto Interno Bruto cresceu 0,3% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, metade do registado no segundo trimestre, mantendo o ritmo de crescimento, de 1,9%, na comparação com o mesmo período de 2018. Segundo …

Sporting vai avançar com ação de despejo das claques

A SAD leonina vai avançar com uma ação de despejo para que as claques Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI deixem os espaços que ocupam no Estádio José Alvalade, avança A Bola esta quarta-feira. De …

"Ninguém quer trabalhar" na Casa Pia. Pais em protesto devido à falta de pessoal

Os pais e encarregados de educação do Centro Educativo e Desenvolvimento D. Maria Pia, em Lisboa, vão entregar na segunda-feira um abaixo-assinado à tutela para pedir a abertura de concursos externos para reforço de pessoal …

Trump elogiou Erdogan, depois de uma reunião que descreveu como "maravilhosa e produtiva"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou na quarta-feira o seu relacionamento com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. Os dois líderes encontraram-se para tentar superar várias diferenças, incluindo a situação na Síria e a compra …

MH17. Novas provas revelam contactos frequentes entre a Rússia e separatistas ucranianos

A equipa internacional que conduziu a investigação sobre a queda do voo MH17 em 2014 no leste da Ucrânia divulgou novas provas que apontam para contactos muito frequentes entre a Rússia e os rebeldes separatistas …