A Via Láctea pode ter 36 civilizações extraterrestres inteligentes

Uma equipa de investigadores da Universidade de Nottingham calcularam que deverá haver 36 civilizações inteligentes a comunicar ativamente na nossa galáxia.

Utilizando o suposição de que a vida inteligente se forma noutros planetas de forma semelhante à da Terra, os investigadores obtiveram uma estimativa do número de civilizações comunicantes inteligentes na Via Láctea. Os cientistas calculam que poderia haver mais de 30 civilizações inteligentes em comunicação ativa na nossa galáxia.

“Deveria haver pelo menos algumas dúzias de civilizações ativas na nossa galáxia, partindo do princípio de que são necessários cinco mil milhões de anos para a vida inteligente se formar noutros planetas, como na Terra”, disse Christopher Conselice, professor de Astrofísica na Universidade de Nottingham, em comunicado. “A ideia é olhar para a evolução, mas em escala cósmica. Chamamos esse cálculo de limite copernicano astrobiológico”.

“O método clássico para estimar o número de civilizações inteligentes baseia-se em adivinhar valores relacionados com a vida, em que as opiniões sobre tais questões variam substancialmente. O nosso novo estudo simplifica essas suposições usando novos dados, fornecendo uma estimativa sólida do número de civilizações na nossa galáxia“, explicou Tom Westby, autor principal do estudo.

Os dois limites astrobiológicos copernicanos são a vida inteligentes se forma em menos de cinco mil milhões de anos ou após cerca de cinco mil milhões de anos – semelhante à Terra, onde uma civilização comunicante se formou após 4,5 mil milhões de anos.

“Nos fortes critérios, segundo os quais é necessário um conteúdo metálico igual ao do Sol, calculamos que deve haver cerca de 36 civilizações ativas na nossa galáxia”, disseram os investigadores.

O estudo mostra que o número de civilizações depende fortemente de quanto tempo estão ativamente a enviar sinais da sua existência ao espaço, como transmissões de rádio de satélites, televisão, etc. Se outras civilizações tecnológicas durarem tanto quanto a nossa, que atualmente tem 100 anos, haverá cerca de 36 civilizações tecnologicamente inteligentes em toda a nossa galáxia.

No entanto, a distância média a essas civilizações estaria a 17 mil anos-luz de distância, dificultando a deteção e a comunicação com a nossa tecnologia atual.

Também é possível que sejamos a única civilização dentro da nossa galáxia, exceto se os tempos de sobrevivência de civilizações como a nossa sejam longos.

“A nossa nova investigação sugere que a busca por civilizações extraterrestres inteligentes não só revela a existência de como a vida se forma, mas também nos dá pistas de quanto tempo a nossa própria civilização durará. Se acharmos que a vida inteligente é comum, isso revelaria que a nossa civilização poderia existir durante muito mais do que algumas centenas de anos. Alternativamente, se descobrirmos que não há civilizações ativas na nossa galáxia, é um mau sinal para a nossa própria existência a longo prazo. Ao procurar vida inteligente extraterrestre – mesmo que não encontremos nada – estamos a descobrir o nosso próprio futuro e destino“, concluiu Conselice.

O estudo foi publicado esta semana na revista científica The Astrophysical Journal.

 

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Como não há nenhuma prova de “civilizações inteligências” na nossa galáxia, não custa nada imaginar a existência de “36” civilizações… E escrever um artigo científico para alguém demonstrar a sua grande imaginação nesta hora de Covids, nada mau … Ajuda a fantasiar coisas fantásticas no nosso universo como eram as histórias de lobos e fantasmas na nossa infância…

  2. Se não existissem outras civilizações no universo, nas biliões de galáxias nele existentes, é que era de estranhar muito. Ou ainda acha que só este planetinha é que tem esse previlegio???? Eles já co-existem entre nós há milénios… é só pesquisar a história de outras civilizações desaparecidas….mas não espere muito tempo, porque esta nossa está a terminar um ciclo também…

  3. Acho que os ET não vão vir para cá…. da maneira como isto anda…. ao chegarem aqui ainda ficam de quarentena…. LOL

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …