/

Há espécies de vespas que constroem ninhos fluorescentes

Bernd Schöllhorn et al.

Ninhos fluorescentes construídos por vespas de papel fluorescentes

Há algumas espécies de vespas que constroem ninhos verdes fluorescentes, revela um estudo publicado recentemente.

Uma equipa de cientistas diz ter-se deparado com o primeiro caso conhecido de animais a construir “casas” fluorescentes.

No novo artigo, publicado a 25 de agosto no Journal of The Royal Society Interface, os investigadores detalham a descoberta de ninhos, construídos por certas espécies de vespas, que têm um brilho verde sob exposição à luz ultravioleta.

A equipa, que viajou até ao norte do Vietname com luzes UV na esperança de tropeçar em quaisquer insetos fluorescentes quando escurecesse, descobriu aqueles ninhos fluorescentes por acidente, revela o autor principal do estudo, Bernd Schöllhorn, professor de química na Universidade de Paris, em França.

Em declarações ao Live Science, o cientista explicou que os ninhos de vespas foram encontrados com tampas de casulo – estruturas tecidas em seda que tapam o ninho e mantêm as larvas em segurança – que emitiam um brilho de cor esverdeada quando expostas à luz UV entre 360 e 400 nanómetros de comprimento de onda. A equipa recolheu, então, algumas amostras para estudar no laboratório.

“Ficámos muito surpreendidos por encontrar biomatéria tão fortemente fluorescente“, disse Schöllhorn, acrescentando que o “fenómeno não foi observado no passado, nem por investigadores científicos nem por quaisquer fotógrafos”.

De acordo com o Gizmodo, todos os ninhos brilhantes pertenciam a espécies do género Polistes, vulgarmente conhecidas como vespas de papel.

Além dos encontrados no norte do Vietname, os cientistas também analisaram ninhos de duas outras espécies do mesmo género de vespas, que viviam na floresta tropical amazónica e em França.

Depois de os colocarem sob luz UV, descobriram que estes ninhos também brilhavam, embora todos tivessem intensidade e cor ligeiramente diferentes uns dos outros.

Os cientistas descobriram uma lista crescente de criaturas de diferentes ramos da vida que têm esta capacidade inesperada – incluindo os mamíferos.

Ainda não sabem, no entanto, as razões pelas quais os ninhos são fluorescentes. Algumas teorias formuladas pela equipa de investigadores são que o ninho fluorescente pode ajudar as vespas a voltar a casa, ou permitir-lhes distinguir um ninho de outro.

Além disso, pode também ajudar o desenvolvimento de larvas, uma vez que o brilho poderia atuar como fonte de luz de substituição durante a estação chuvosa.

Por outro lado, pode ser uma característica incidental ou vestigial que nunca teve qualquer propósito, ou que desde então perdeu o seu propósito, mas continua presente porque não prejudica as vespas.

Os investigadores planeiam continuar a estudar estas vespas e as suas “casas” brilhantes, a fim de descobrir os produtos químicos que as tornam fluorescentes. A partir daí, esperam perceber se esses ingredientes podem ter alguma aplicação para uso humano, como um novo marcador fluorescente para investigação ou imagens médicas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.