Versão americana da Eurovisão chega em 2021

Eurovision.tv

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial.

A crescente popularidade do formato no mundo é a justificação apontada.

“O legado único do Festival Eurovisão da Canção já conta com 65 anos de idade e a sua popularidade mundial continua a crescer“, aponta o supervisor executivo do formato internacional, Martin Österdahl. O American Song Contest é, assim, a forma de os “EUA experimentarem esse espetáculo em primeira mão“.

Nesta primeira adaptação da Eurovisão, entram em competição os 50 estados norte-americanos. A seleção do representante de cada estado é realizada através de um conjunto de cinco a dez qualificações transmitidas na televisão, seguindo-se depois as meias-finais e a grande final. A estreia acontece no final de 2021, durante a designada holiday season, e depois da remarcada edição da Eurovisão, em Roterdão, em maio desse ano.

A organização adianta que será criado “um grupo que inclui profissionais da música sediados nos Estados Unidos, representativos de todos os géneros e origens”, a partir do qual resultarão “júris de artistas e notáveis da indústria musical que, com o público de cada região, irão selecionar talentos dos 50 estados norte-americanos para competir.

Os representantes de cada estado podem ser artistas a solo, duplas ou bandas com, no máximo, seis elementos”.

Uma equipa com experiência em lides eurovisivas

Por detrás desta primeira incursão do certame com origens europeias nos Estados Unidos estão algumas figuras que têm estado ligadas à história da Eurovisão.

Ola Melzig, um renomado produtor de megaeventos que tem feito parte da equipa do certame, e Christer Bjorkman, que se apresentou no Festival Eurovisão da Canção em 1992 e mais tarde se tornou num dos seus produtores mais antigos, juntam-se a Anders Lenhoff, um dos maiores produtores criativos da Europa, e Peter Settman, um empresário e produtor de televisão, na equipa do American Song Contest.

Figura central é Ben Silverman, produtor e executivo de televisão que levou a versão americana do The Office ao êxito global, além de criar o formato de sucesso mundial The Biggest Loser.

Formato pode vir a conhecer mais adaptações

O American Song Contest torna-se assim na primeira adaptação do Festival Eurovisão da Canção. Contudo, o certame, que tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade a nível global, pode conhecer em breve novas incursões.

A União de Radiodifusão Europeia — responsável pela Eurovisão — e a SBS — televisão estatal australiana — assinaram, em 2016, um acordo para uma versão Ásia-Pacífico da competição. Em 2019, a pesquisa no motor de buscas Google apontava dezembro desse mesmo ano para a estreia da competição, o que originou rumores nas redes sociais. Contudo, o site wiwibloggs confirmou juntou da emissora SBS que o “Eurovision Asia está ainda em desenvolvimento“.

Esta é, aliás, a segunda tentativa de exportação da Eurovisão para aquela região, depois de uma primeira tentativa ter sido oficialmente afastada em 2010, após sucessivos atrasos. A notícia da chegada do concurso aos Estados Unidos surge após o lançamento internacional do filme Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga na Netflix, em junho deste ano.

PARTILHAR

RESPONDER

Retomado voo entre Portugal e a China após duas semanas de suspensão

Depois de ter sido suspensa por duas semanas, a ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana. A ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana, …

Líder do CDS diz que Portugal é uma "república das bananas" que já nem pune os criminosos

O líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, acusou o Governo de "descongestionar as cadeias à boleia de um pretexto sanitário". O regime especial de perdão das penas, aprovado em abril de 2020, continua em vigor, …

Há quatro mestrados portugueses entre os melhores do mundo segundo o Financial Times

Uma lista anual publicada pelo Financial Times ordena as 55 escolas de gestão em todo o mundo que mais se destacam nos 17 indicadores avaliados por esta publicação. O mestrado em Finanças da Nova School of …

Há cada vez mais denúncias de assédio. Motorista de autocarros de Coimbra foi suspenso após importunar jovem

Um motorista de autocarros de Coimbra foi suspenso depois de ter sido filmado enquanto assediava uma jovem num veículo dos SMTUC, a empresa de transportes públicos da cidade. O caso está a dar destaque a …

"A pandemia precipitou uma epidemia." Fungo negro disparou pela Índia desde a segunda vaga

A mucormicose, uma doença fúngica rara e frequentemente mortal, explodiu em toda a Índia durante a pandemia de covid-19. “A pandemia precipitou uma epidemia”, disse Bela Prajapati, otorrinolaringologista no Hospital Civil, na Índia, ao The New …

Governo aponta "soluções" para rever tabela remuneratória da Função Pública (e quer limitar "mandatos" das chefias intermédias)

O Governo está a avaliar “várias soluções” para rever a tabela remuneratória da Função Pública que passam por “alongá-la” ou alterar os momentos de entrada em cada carreira. A informação foi avançada pela ministra Alexandra Leitão, …

Já abriram os primeiros concursos para gastar a bazuca. Costa destaca "orgulho" na boa gestão de fundos europeus

Arranca, nesta segunda-feira, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com a abertura dos dois primeiros concursos para obtenção de financiamento da chamada "bazuca" europeia. O primeiro-ministro António Costa destaca a "boa gestão" dos fundos …

Parlamento sueco aprova moção de censura e derruba Governo

O primeiro-ministro sueco foi derrubado, esta segunda-feira, por um voto de desconfiança no Parlamento, situação inédita na história política da Suécia, e tem uma semana para se demitir ou convocar novas eleições. Resultado da reviravolta na …

MAI não revela velocidade a que seguia carro de Cabrita (e culpa a vítima pelo acidente)

Três dias após o acidente mortal na A6, o Ministério empurra as culpas para o trabalhador e continua a ocultar dados relativo à viagem. O Ministério da Administração Interna (MAI) recusa revelar a que velocidade seguia …

Militar de extrema-direita que ameaçou virologista belga encontrado morto

Jürgen Conings foi encontrado morto. O militar de extrema-direita estava em fuga após ameaçar um virologista, na Bélgica. O militar de extrema-direita Jürgen Conings, que estava em fuga após ameaçar um virologista, na Bélgica, “foi encontrado …