Versão americana da Eurovisão chega em 2021

Eurovision.tv

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial.

A crescente popularidade do formato no mundo é a justificação apontada.

“O legado único do Festival Eurovisão da Canção já conta com 65 anos de idade e a sua popularidade mundial continua a crescer“, aponta o supervisor executivo do formato internacional, Martin Österdahl. O American Song Contest é, assim, a forma de os “EUA experimentarem esse espetáculo em primeira mão“.

Nesta primeira adaptação da Eurovisão, entram em competição os 50 estados norte-americanos. A seleção do representante de cada estado é realizada através de um conjunto de cinco a dez qualificações transmitidas na televisão, seguindo-se depois as meias-finais e a grande final. A estreia acontece no final de 2021, durante a designada holiday season, e depois da remarcada edição da Eurovisão, em Roterdão, em maio desse ano.

A organização adianta que será criado “um grupo que inclui profissionais da música sediados nos Estados Unidos, representativos de todos os géneros e origens”, a partir do qual resultarão “júris de artistas e notáveis da indústria musical que, com o público de cada região, irão selecionar talentos dos 50 estados norte-americanos para competir.

Os representantes de cada estado podem ser artistas a solo, duplas ou bandas com, no máximo, seis elementos”.

Uma equipa com experiência em lides eurovisivas

Por detrás desta primeira incursão do certame com origens europeias nos Estados Unidos estão algumas figuras que têm estado ligadas à história da Eurovisão.

Ola Melzig, um renomado produtor de megaeventos que tem feito parte da equipa do certame, e Christer Bjorkman, que se apresentou no Festival Eurovisão da Canção em 1992 e mais tarde se tornou num dos seus produtores mais antigos, juntam-se a Anders Lenhoff, um dos maiores produtores criativos da Europa, e Peter Settman, um empresário e produtor de televisão, na equipa do American Song Contest.

Figura central é Ben Silverman, produtor e executivo de televisão que levou a versão americana do The Office ao êxito global, além de criar o formato de sucesso mundial The Biggest Loser.

Formato pode vir a conhecer mais adaptações

O American Song Contest torna-se assim na primeira adaptação do Festival Eurovisão da Canção. Contudo, o certame, que tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade a nível global, pode conhecer em breve novas incursões.

A União de Radiodifusão Europeia — responsável pela Eurovisão — e a SBS — televisão estatal australiana — assinaram, em 2016, um acordo para uma versão Ásia-Pacífico da competição. Em 2019, a pesquisa no motor de buscas Google apontava dezembro desse mesmo ano para a estreia da competição, o que originou rumores nas redes sociais. Contudo, o site wiwibloggs confirmou juntou da emissora SBS que o “Eurovision Asia está ainda em desenvolvimento“.

Esta é, aliás, a segunda tentativa de exportação da Eurovisão para aquela região, depois de uma primeira tentativa ter sido oficialmente afastada em 2010, após sucessivos atrasos. A notícia da chegada do concurso aos Estados Unidos surge após o lançamento internacional do filme Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga na Netflix, em junho deste ano.

PARTILHAR

RESPONDER

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …