Júpiter pode ser o grande culpado pelo ambiente infernal de Vénus

AOES Medialab / ESA

Vénus poderia não ser o mundo infernal e sem água que conhecemos hoje em dia se Júpiter não tivesse alterado a sua órbita em torno do Sol, sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade da Califórnia em Riverside, nos EUA.

A massa de Júpiter, duas vezes e meia maior do que a de todos os outros “vizinhos” do Sistema Solar combinados, faz com que este planeta tenha a capacidade de perturbar a órbita de outros planetas, tal como explica agência espanhola Europa Press.

No início da sua formação, Júpiter aproximou-se e afastou-se depois do Sol devido às interações com o disco a partir do qual os planetas são formados. E foi este movimento que, por sua vez, afetou Vénus, de acordo com a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica Planetary Science Journal.

Observações de outros sistemas planetários mostram que as migrações de planetas gigantes semelhantes ao Júpiter logo após a sua formação pode ser um fenómeno comum.

Vénus pode até ter perdido alguma água no início da sua formação por outras razões, mas o astrobiólogo Stephen Kane, da Universidade da Califórnia, acredita que o movimento de Júpiter terá colocado Vénus na rota para o seu estado atual – que é bastante inóspito.

“Um dos factos interessantes sobre Vénus é que é a sua órbita é quase perfeitamente circular (…) Com este projeto, quis explorar se a órbita de Vénus sempre foi circular e, se não, quais seriam as implicações [da mudança de órbita]?”, explicou Kane.

Modelo do Sistema Solar

Antes de apontar o dedo a Júpiter e visando responder às perguntas acima colocadas, Kane criou um modelo que simula o Sistema Solar, calculando a localização de todos os planetas num determinado momento e a forma como estes se atraem em diferentes direções.

Os cientistas medem o quão circular é a órbita de um planeta entre 0 (completamente circular) e 1 (não é circular em absoluto), sendo o número entre 0 e 1 apelidado de excentricidade de órbita. Segundo Kane, uma órbita com excentricidade de 1 nem sequer completaria uma órbita em torno de uma estrela: seria simplesmente lançado no Espaço.

Atualmente, a órbita de Vénus está fixada em 0,006 segundo este modelo, tendo este mundo a órbita mais circular de todo o Sistema Solar.

No entanto, o modelo de Kane mostra que quando Júpiter estava mais próximo do Sol, há cerca de mil milhões de anos, Vénus tinha, muito provavelmente uma excentricidade de 0,3 – valor que aumentava em muito as suas possibilidade de abrigar vida.

“Com a migração de Júpiter, Vénus terá sofrido mudanças dramáticas no clima, perdendo cada vez mais água para a atmosfera”, rematou Kane.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo francês vai dar 100 euros a famílias carenciadas para pagar energia

O Governo francês vai entregar um cheque de 100 euros a 5,8 milhões de famílias de menores recursos para ajudar a pagar a fatura energética. A medida anunciada pelo executivo vai ter um custo de 580 …

Incidência e R(t) recuam em dia com mais 1.023 infetados e sete mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 1.023 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Apoiantes de Navalny acusam Google e Apple de "censura" política

Os apoiantes de Alexei Navalny acusaram hoje as empresas Google e Apple de terem suprimido o apelo ao voto "útil" proposto pelo oposicionista através das respetivas plataformas, denunciando "censura" num processo eleitoral em que a …

Presidente da República argentino cancela viagens para impedir que vice assuma Governo

Cristina Kirchner é parceira maioritária na coligação de Governo e exige, entre outras mudanças, a substituição de ários ministros, secretários e presidentes de organismos públicos. Recentemente, tem mostrado em público o seu descontentamento face à …

"Bazuca" europeia não resolve problema da falta de habitação

De acordo com vários especialistas, as 26 mil casas identificadas como prio­ritárias pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não chegam para as necessidades do país, que podem chegar às 46 mil. A questão da aplicação …

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …

Ministério Público declara ilegal eleição de André Ventura

Ministério Público invalidou a mudança nos estatutos do Chega, incluindo a eleição direta de André Ventura. O líder do partido admite um novo congresso. No início do mês, o Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal Constitucional …

Ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demite-se por causa do Afeganistão

Sigrid Kaag demitiu-se do seu cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão. A ministra dos Negócios …

Rio "atirou" Costa aos macacos e pediu aos eleitores que "penalizem" o descaramento do PS

Rui Rio afirma nunca ter visto um "desplante" semelhante ao do PS no que respeita a promessas eleitorais como o que está a acontecer na atual campanha para as autárquicas. Mais um dia, mais uma capelinha. …