Venezuela denuncia “mais uma” violação do espaço aéreo por avião dos EUA

O Comando Estratégico Operacional das Forças Armadas Bolivarianas da Venezuela (CEOFANB) denunciou esta quinta-feira uma nova violação do espaço aéreo venezuelano por um “avião espião” dos Estados Unidos.

“Alerta. Mais uma vez, os EUA violam os tratados aeronáuticos internacionais ao entrar, com um avião espião RC135 da USAF na FIR (Região de Informação de Voo) controlada pela República Bolivariana da Venezuela, sem cumprir os protocolos e comprometendo a segurança das aeronaves que se encontravam no espaço aéreo”, denunciou o CEOFANB através da rede social Twitter.

A denúncia foi acompanhada por um diagrama com um mapa que precisa que a nova violação ocorreu quarta-feira, altura em que pelas 12h38 locais (17h08 em Lisboa), os radares venezuelanos detetaram a aeronave C-135V, dos EUA, na FIR de Curaçau.

https://twitter.com/ceofanb/status/1194959106840432640

“Pelas 13h15 locais (17h45 em Lisboa) a aeronave RC-135V dos EUA entrou na FIR de Maiquetía (Venezuela) e os serviços de trânsito aéreo tentaram comunicar com a aeronave, sem obter resposta efetiva. A aeronave continuou o seu voo dentro da FIR de Maiquetía”, explica.

Segundo o CEOFANB o avião norte-americano abandonou a FIR de Maiquetía pelas 16h48 locais (21h18 em Lisboa) “sem estabelecer nenhuma comunicação”.

Segundo as autoridades venezuelanas, 56 aeronaves norte-americanas violaram o espaço aéreo venezuelano desde o passado dia 1 de setembro.

A crise política, económica e social na Venezuela agravou em janeiro último, quando o presidente do parlamento, o opositor Juan Guaidó, jurou assumir as funções de presidente interino do país, até conseguir afastar Nicolás Maduro do poder, convocar um governo de transição e eleições livres e transparentes no país.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …

Ex-membro dos Panteras Negras vai ser libertado após 49 anos de prisão

Um ex-membro do Partido dos Panteras Negras, que está na prisão há quase meio século, vai finalmente conseguir a sua liberdade, depois de um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenar a sua libertação. Jalil …

"Cristiano Ronaldo disse-me que vou ser feliz no Barcelona", revela Pjanic

Reforço do Barcelona elege o seu novo estádio como o melhor de todos mas o seu ídolo no futebol é o treinador do Real Madrid. Miralem Pjanić, que se mudou para o Barcelona neste verão, jogava …