O veneno desta água-viva é tão complexo que os cientistas não sabem o que o torna mortal

KENPEI / Wikimedia

Água-viva de Nomura (Nemopilema nomurai)

Cientistas estão a tentar perceber porque é que o veneno da água-viva de Nomura é tão perigoso, tendo descoberto uma mistura complexa de mais de 200 toxinas.

Todos os anos, a água-viva de Nomura (Nemopilema nomurai), uma das maiores espécies deste género de animal, pica centenas de milhares de nadadores em países como a China, a Coreia e o Japão, conta o site Science Alert.

Quando a picada acontece, o veneno deste animal causa uma dor imediata e intensa, seguida de vermelhidão e inchaço. Em alguns casos, a picada pode levar a choque, ferimentos graves ou até mesmo à morte. Mas os cientistas ainda não sabem o que torna o veneno deste água-viva tão perigosa.

Agora, num novo estudo, publicado na revista científica Journal of Proteome Research, uma equipa de investigadores analisou o veneno, tendo descoberto uma mistura incrivelmente complexa de mais de 200 toxinas relacionadas a picadas, cada uma das quais poderia ter como alvo órgãos específicos ou prejudicar sistemas corporais.

Extraindo cuidadosamente as proteínas do veneno e separando-as em diferentes grupos, os cientistas injetaram cada fração de proteína em cobaias, para ver quais morriam.

Os resultados destacam um grupo de 13 proteínas semelhantes a toxinas que têm consequências potencialmente fatais – algumas têm como alvo membranas celulares, outras visam canais de potássio, enquanto outras têm efeitos aglutinantes.

Numa maior escala, as consequências incluem congestão vascular do coração, degeneração vascular, morte celular no fígado, alterações nos rins e inflamação dos pulmões.

Analisando os cobaias post mortem, a equipa descobriu que a infeção pulmonar e o edema eram a causa mais provável de morte, o que é consistente com os relatos em seres humanos.

Ainda assim, os autores admitem que é difícil dizer com certeza como cada uma destas toxinas individuais realmente mata estes animais, sugerindo que poderiam estar a trabalhar em conjunto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Twitter oferece 3.000 euros a quem ajudar a resolver o enviesamento racial do seu algoritmo

A rede social Twitter anunciou um novo concurso destinado a investigadores e hackers para identificar e resolver o enviesamento racial do algoritmo usado para cortar as imagens que são carregadas pelos utilizadores. Segundo anunciou no Twitter, …

EUA. Universidade na Florida perdoa milhões em propinas

A Florida A&M University, nos Estados Unidos (EUA), perdoou aos estudantes as dívidas relativas ao ano académico de 2020 a 2021, no valor total de 16 milhões de dólares (cerca de 13,5 milhões de euros). "Esta …

Startup cria saco para lavar roupa que evita envio de microplásticos para oceanos

A startup Skizo, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou um saco para lavagem de roupa que recolhe os microplásticos libertados pelas fibras e evita o envio dos …

Pegasus. Advogado que luta para libertar a princesa Latifa do Dubai também foi espiado

O ativista de direitos humanos David Haigh — envolvido na libertação da princesa Latifa — é a primeira vítima britânica de espionagem confirmada através do software israelita Pegasus. O advogado britânico e ativista de direitos humanos …

Autor de ataque com faca em Londres queria "matar a rainha"

O autor do ataque extremista com uma faca, em 2020, em Londres, que acabou por morto pela polícia, era conhecido quando esteve na prisão pelo seu radicalismo e por querer "matar a rainha", segundo um …

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …