Aprovada a venda da herdade das caçadas dos Salgado (com desvalorização de 15 milhões)

António Cotrim / Lusa

O Ministério Público e o Tribunal do Fundão aprovam a venda da Herdade do Vale Feitoso à empresa espanhola Vestein por 20,7 milhões de euros. Esta propriedade ficou conhecida por pertencer ao Grupo Espírito Santo e por ser onde alguns elementos da família de Ricardo Salgado organizavam festas e caçadas.

Comprada, em 2004, pelo Grupo Espírito Santo (GES), a Herdade de 7.300 hectares em Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, era detida pela Companhia Agrícola de Penha Garcia que faliu, arrastada pela queda do GES.

A Companhia foi declarada insolvente em 2017 e deixou dívidas de 53,3 milhões de euros ao Novo Banco, o dito “banco bom” que nasceu da queda do BES.

Trata-se da “maior propriedade privada vedada de Portugal e uma das gigantes da Península Ibérica”, como constata o Jornal de Negócios que avança a notícia da venda da herdade.

Houve várias tentativas de venda desde 2018, mas sem sucesso. Os valores de licitação começaram nos 36,5 milhões de euros, em 2018, mas foram descendo para os 24 milhões de euros da última licitação.

Em Fevereiro passado, a oferta mais alta pela propriedade foi de 18 milhões de euros dos chineses da Glaciarpower. Nessa altura, a Vestein ofereceu 15,8 milhões de euros.

Mas a Vestein acabou por aumentar a oferta para os 20,7 milhões de euros com que acabou por ganhar o leilão.

Contudo, como o valor está abaixo do mínimo fixado para licitação, foi necessário que o Novo Banco e a Justiça aprovassem o negócio, uma vez que há créditos a recuperar e que está a decorrer um processo-crime em torno do GES.

Depois do aval do Novo Banco, o Ministério Público também aceitou a venda, segundo o Negócios que evidencia ainda que o Tribunal do Fundão já viabilizou a assinatura da escritura de compra e venda.

Os valores da venda “ficarão arrestados à ordem do processo-crime que está nas mãos do juiz Carlos Alexandre” e que tem Ricardo Salgado como principal arguido, como aponta o Negócios.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Por este andar “nuestros hermanos” não precisarão de fazer muito mais para anexarem este rectângulozinho! Compraram, no Alentejo, os terrenos nas margens da albufeira do Alqueva, onde plantaram hectares e hectares de olival intensivo beneficiando das nossas águas. Do lado deles, beneficiam também das mesmas águas pelas quais não pagam um cêntimo, há 20 anos! Compraram a herdade da Bela Vista, na Azambuja, onde realizaram uma carnificina! E agora compram mais uma em Penha Garcia!

  2. Zap, gostaria de ter uma explicação para a não publicação do meu comentário sobre esta notícia. Parece-me que está dentro dos requisitos impostos. Houve qualquer problema de comunicação.

  3. {\A herdade desvalorizou… É normal. Toda a gente sabe que nos últimos anos as casas e as HERDADES têm desvalorizado bué… Comprar uma casa hoje em dia são “peaners”… estão ao preço da chuva!!!}®

RESPONDER

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …