Venda de braço robótico revolucionário autorizada nos Estados Unidos

 

A agência de investigação tecnológica do departamento de Defesa dos Estados Unidos (DARPA) conseguiu que o uso de um braço biónico capaz de manusear objetos frágeis fosse aprovado para comercialização.

A revolucionária prótese, desenvolvida pela empresa Deka Arm e aprovada pela Administração Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos, permite a amputados uma liberdade de movimentos nunca antes obtida com tecnologia semelhante.

O braço robótico pesa aproximadamente o mesmo que uma extremidade humana normal, mas, neste caso, músculos e tendões são emulados através de um complexo sistema de motores e sensores que permitem até 10 movimentos humanos.

Os engenheiros comprovaram que 90 por cento das 36 pessoas que experimentaram as próteses puderam realizar tarefas que com outras próteses nunca conseguiram.

A mão pode agarrar objetos tão frágeis como um ovo (demonstração no vídeo acima) ou uma uva e realizar tarefas complexas como correr um fecho ‘éclair’ ou girar uma chave.

O resultado foi possível após seis anos de investigação num programa financiado pelo Pentágono com 100 milhões para desenvolver as próteses do futuro, com movimentos mais naturais e a possibilidade de serem controlados com múltiplos sensores.

d.r. Dynamic Patents

O braço biónico foi desenvolvido por Dean Kamen, o inventor da Segway

O braço biónico foi desenvolvido por Dean Kamen, o inventor da Segway

A mão da Deka Arm utiliza vários sensores que detetam contrações de músculos próximos do ombro do amputado, o que se traduz em movimentos reais no braço robótico.

A empresa que conseguiu este êxito, a Deka Arm, foi fundada por Dean Kamen, um prestigiado engenheiro que inventou, entre outras coisas, o veículo de duas rodas para conduzir de pé conhecido como ‘Segway’.

Embora não tenha sido revelado o custo por unidade de um destes braços, Kamen está confiante de que a prótese possa ser facilmente acessível a ex-combatentes ou a pessoas com seguros médicos com coberturas especiais.

A FDA submeteu o braço biónico a provas de resistência ao pó, a impactos, ao calor e à chuva, para garantir que são seguros.

Os criadores da prótese, que só se pode usar em caso de amputações acima do pulso, batizaram-na como ‘Luke’, em homenagem à personagem Luke Skywalker, da saga cinematográfica “Guerra das Estrelas”, que recebe uma mão biónica depois de perder a sua numa luta com o pai, Darth Vader.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …