Veado tailandês extinto há 80 anos “ressuscitou” sem ajuda científica

Uma rara espécie de veado que vivia no centro da Tailândia pode ter regressado dos mortos sem a ajuda da engenharia genética.

O veado de Schomburgk (Rucervus schomburgki) foi adicionado à lista de extinção em 1938. Mas novas evidências, obtidas por chifres encontrados no final de 1990 ou no início de 1991, mostram que o animal sobreviveu por, pelo menos, mais meio século – e ainda pode estar vivo hoje.

A investigação foi publicada no fim de agosto na revista especializada Journal of the Bombay Natural History Society. Gary Galbreath, professor de ciências biológicas na Weinberg College of Arts and Sciences da Northwestern University, esteve envolvido no trabalho.

Depois de a população selvagem morrer devido à caça excessiva em 1932, o último veado conhecido morreu em cativeiro seis anos depois. Ou assim se pensava. Um homem no Laos encontrou um conjunto de chifres, aparentemente em boas condições, no início dos anos 90, que entregou a uma loja na província de Phongsali, no norte do Laos.

Em fevereiro de 1991, o engenheiro agrónomo das Nações Unidas Laurent Chazée fotografou os chifres. Galbreath e o seu colaborador G.B. Schroering analisou recentemente a condição física dos chifres.

Com base na estrutura altamente ramificada, em forma de cesto e hiper-ramificada dos chifres, a equipa determinou que os chifres pertenciam ao veado de Schomburgk.

Galbreath também confirmou que os chifres estavam frescos quando fotografados em 1991. Os chifres – manchados com sangue seco de vermelho escuro a castanho avermelhado – tinham sido arrancados da cabeça do cervo. A cor do sangue e a condição da medula óssea exposta ofereciam pistas sobre a idade dos chifres.

“A relativa antiguidade das amostras de chifres pode ser avaliada pelos materiais, como a medula seca”, disse Galbreath, especialista em vida selvagem asiática, em comunicado. “Até o sangue ainda estava avermelhado. Ficaria preto com o aumento da idade. Nos trópicos, os chifres não continuariam assim, mesmo em questão de meses.”

Antes de ser listados como “extinto”, o veado estava bem documentado na Tailândia. Galbreath acredita que uma pequena população também morava numa área remota no centro do Laos, onde ainda poderão viver hoje.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ministério Público sabia quem era o informador do caso de Tancos (mas não disse a Ivo Rosa)

O Ministério Público pediu ao juiz de instrução Ivo Rosa que autorizasse escutas telefónicas a dois suspeitos de um assalto que ainda não tinha acontecido, mas omitiu um facto. O MP, de acordo com o semanário …

Presidente do Chile decreta estado de emergência e diz que país está "em guerra" contra grupos de "criminosos"

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que o país está "em guerra" contra os "criminosos" responsáveis pelos protestos violentos que causaram vítimas mortais e que levaram o Governo a decretar o estado de emergência …

Federação Nacional dos Médicos quer menos horas de trabalho em urgência

Este domingo, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) aprovou, em congresso, uma grelha salarial com base num horário de 35 horas, e a diminuição do trabalho em urgência de 18 para 12 horas semanais no …

Reclamação do PSD sobre contagem dos votos. Nulidade da eleição afastada

O Tribunal Constitucional começa esta segunda-feira a analisar o recurso do PSD que, na quinta-feira passada, pediu a revisão da contagem de votos dos círculos da emigração. Em causa, no protesto do PSD, está o facto …

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …