Veado tailandês extinto há 80 anos “ressuscitou” sem ajuda científica

Uma rara espécie de veado que vivia no centro da Tailândia pode ter regressado dos mortos sem a ajuda da engenharia genética.

O veado de Schomburgk (Rucervus schomburgki) foi adicionado à lista de extinção em 1938. Mas novas evidências, obtidas por chifres encontrados no final de 1990 ou no início de 1991, mostram que o animal sobreviveu por, pelo menos, mais meio século – e ainda pode estar vivo hoje.

A investigação foi publicada no fim de agosto na revista especializada Journal of the Bombay Natural History Society. Gary Galbreath, professor de ciências biológicas na Weinberg College of Arts and Sciences da Northwestern University, esteve envolvido no trabalho.

Depois de a população selvagem morrer devido à caça excessiva em 1932, o último veado conhecido morreu em cativeiro seis anos depois. Ou assim se pensava. Um homem no Laos encontrou um conjunto de chifres, aparentemente em boas condições, no início dos anos 90, que entregou a uma loja na província de Phongsali, no norte do Laos.

Em fevereiro de 1991, o engenheiro agrónomo das Nações Unidas Laurent Chazée fotografou os chifres. Galbreath e o seu colaborador G.B. Schroering analisou recentemente a condição física dos chifres.

Com base na estrutura altamente ramificada, em forma de cesto e hiper-ramificada dos chifres, a equipa determinou que os chifres pertenciam ao veado de Schomburgk.

Galbreath também confirmou que os chifres estavam frescos quando fotografados em 1991. Os chifres – manchados com sangue seco de vermelho escuro a castanho avermelhado – tinham sido arrancados da cabeça do cervo. A cor do sangue e a condição da medula óssea exposta ofereciam pistas sobre a idade dos chifres.

“A relativa antiguidade das amostras de chifres pode ser avaliada pelos materiais, como a medula seca”, disse Galbreath, especialista em vida selvagem asiática, em comunicado. “Até o sangue ainda estava avermelhado. Ficaria preto com o aumento da idade. Nos trópicos, os chifres não continuariam assim, mesmo em questão de meses.”

Antes de ser listados como “extinto”, o veado estava bem documentado na Tailândia. Galbreath acredita que uma pequena população também morava numa área remota no centro do Laos, onde ainda poderão viver hoje.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Não trocaria Ceni por Jesus"

Análise ao que fez diferença no Brasileirão 2020: o plantel do Flamengo, que é melhor do que o elenco de todos os outros clubes. O Brasileirão 2020 - que só terminou em 2021 - teve um …

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …