Inédito e revolucionário. Cultivados vasos sanguíneos humanos em laboratório

IMBA

Ilustração de “organoides vasculares”, um modelo tridimensional de vasos sanguíneos humanos criado em laboratório.

Cientistas conseguiram criar em laboratório vasos sanguíneos humanos funcionais. Um feito inédito que pode ajudar no estudo e tratamento de doenças como a diabetes e o Alzheimer.

Os vasos sanguíneos foram ‘cultivados’ em placas de Petri a partir de células estaminais humanas (células que se diferenciam noutras) e depois transplantados em ratos, onde se desenvolveram em artérias e capilares, refere em comunicado a Universidade da Columbia Britânica (UBC na sigla em Inglês), no Canadá, que coordenou a investigação.

Este avanço científico inédito é detalhado num artigo na revista científica Nature e representa uma grande notícia para a investigação de doenças como a diabetes, abrindo caminho para a possibilidade de “prevenir mudanças nos vasos sanguíneos”, uma das principais causas de morte entre as pessoas que sofrem desta doença, como explica a Universidade.

“Ser capaz de construir vasos sanguíneos humanos como organóides a partir de células estaminais é uma mudança revolucionária“, destaca o investigador que liderou a pesquisa, Josef Penninger, director do Instituto de Ciências Biológicas da UBC.

“Todos os órgãos do nosso corpo estão ligados ao sistema circulatório. Isto pode, potencialmente, permitir aos investigadores desvendar as causas e tratamentos para uma variedade de doenças vasculares, do Alzheimer às doenças cardiovasculares, problemas de cicatrização de feridas, enfartes, cancro e, claro, diabetes”, destaca ainda Penninger.

Os autores da pesquisa notam que muitos dos sintomas da diabetes, que afecta cerca de 420 milhões de pessoas em todo o mundo, resultam de alterações nos vasos sanguíneos, como o aumento da espessura das paredes dos vasos, que prejudicam a circulação sanguínea e o fornecimento de oxigénio e nutrientes às células e aos tecidos.

A forma como essas mudanças se desenvolvem é ainda desconhecida. E foi este o ponto de partida dos investigadores que criaram três modelos tridimensionais de organóides de vasos sanguíneos humanos numa placa de Petri.

Os ‘organoides vasculares’, que mimetizam a estrutura e o funcionamento dos vasos sanguíneos humanos, podem ser um ‘instrumento’ promissor para estudar doenças associadas a alterações no funcionamento dos vasos sanguíneos e testar novos tratamentos.

A descoberta é especialmente relevante também porque, além de mostrar que é possível “cultivar” vasos sanguíneos a partir de células estaminais, também confirma que se pode desenvolver um sistema vascular humano funcional noutra espécie.

“Os nossos organóides assemelham-se bastante a capilares humanos, até ao nível molecular, e podemos agora usá-los para estudar doenças dos vasos sanguíneos em tecido humano”, destaca o investigador Reiner Wimmer, do Instituto de Biotecnologia Molecular da Academia de Ciências da Áustria que também esteve envolvido na pesquisa.

Durante a investigação, foi também possível perceber, em modelos animais, que a inibição da expressão da enzima ‘y-secretase’ pode ajudar a tratar a diabetes, uma vez que evita que as paredes dos vasos sanguíneos se tornem espessas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …

Sporting apresentou participação disciplinar à FPF contra o Alverca

O Sporting participou ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) contra a utilização de Luan pelo Alverca no jogo da Taça de Portugal, confirmou à agência Lusa fonte ligada ao processo. Em causa, …

Há um país europeu que está a "importar" padres da Índia

O clero irlandês está a ficar cada vez mais envelhecido e as novas gerações parecem menosprezar a profissão. Por isso, a Igreja procura soluções no exterior. Há dois anos, o padre Francis Xavier Kochuveettil aterrou no …

Fábio Silva fez história na goleada frente ao Coimbrões

Fábio Silva, o jovem avançado do FC Porto, fez este sábado história no jogo frente ao Coimbrões: tornou-se o mais jovem de sempre a marcar pelos dragões. No jogo deste sábado para a Taça da …

Relação com o PS "nunca foi fácil", diz Catarina Martins

O Bloco de Esquerda assumiu este sábado que a relação com o PS “nunca foi fácil” e recusou que a perda de votos e a falta de um acordo de maioria parlamentar possam ser encarados …

Pedro Rodrigues, ex-líder da JSD, quer liderar a bancada do PSD

O antigo líder da JSD Pedro Rodrigues quer liderar a bancada parlamentar do PSD durante a próxima legislatura, avança o Expresso este sábado, dando conta que o deputado eleito por Lisboa já está a recolher …

Boris Johnson pede novo adiamento do Brexit (e reitera que não o quer)

Depois do Dia D que pouco ou nada definiu no Parlamento britânico, o primeiro-ministro Boris Johnson assegurou esta sábado ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que vai fazer um novo pedido de adiamento do …