Variantes do coronavírus podem escapar dos anticorpos espalhando-se através de supercélulas

Variantes do coronavírus, como a britânica e a sul-africana, podem escapar dos anticorpos espalhando-se através de supercélulas, revela um novo estudo.

Os anticorpos que criamos depois de sermos infetados com um vírus ou vacinados contra ele podem ser muito poderosos. Um vírus normalmente espalha-se dentro do nosso corpo entrando numa célula e usando-a como uma fábrica para criar cópias de si mesmo, que depois encontram novas células para infetar.

Os nossos anticorpos atuam ligando-se ao vírus e isso pode impedi-lo de entrar nas nossas células em primeiro lugar.



Mas o que acontece se um vírus não precisar de sair da célula para se espalhar para as células vizinhas? Os nossos anticorpos podem ser eficazes contra ele?

Cientistas fizeram recentemente esta pergunta relativamente ao SARS-CoV-2, causador da covid-19. Este coronavírus altamente infeccioso pode alterar as células humanas, fazendo-as fundir-se com duas ou mais células próximas. Estas supercélulas são excelentes fábricas de vírus.

As supercélulas, conhecidas como sincícios, compartilham múltiplos núcleos e citoplasma abundante. Ter mais destes componentes numa célula gigante ajuda o vírus a replicar-se com mais eficiência. E ao fundir as células, o SARS-CoV-2 aumenta os seus recursos sem ser exposto aos anticorpos neutralizantes que se espalham fora das nossas células.

O estudo da equipa de cientistas liderada por Alex Sigal testou duas variantes do coronavírus (alfa e beta) quanto à capacidade de transmissão de célula para célula e investigou se esse modo de transmissão era sensível à neutralização de anticorpos.

A variante alfa (identificada pela primeira vez no Reino Unido) é sensível a anticorpos, e a variante beta (identificada pela primeira vez na África do Sul) é menos sensível a esses anticorpos.

O estudo ainda não foi publicado em nenhuma revista científica, mas está disponível no portal de pré-publicação bioRxiv. Os resultados mostram que a transmissão célula para célula com ambas as variantes evitou com sucesso a neutralização de anticorpos. Isto mostra que, quando o vírus se instala, será mais difícil eliminá-lo em células que podem fundir-se.

Os vírus coexistiram com humanos e animais durante milénios, então desenvolveram truques para evitar serem reconhecidos pelo nosso sistema imunitário. Essa estratégia de evasão imunitária é a transmissão direta de célula para célula, o que nem sempre requer fusão celular.

Também é possível que os vírus viajem para as suas próximas células hospedeiras, explorando associações entre células vizinhas que os protegem de anticorpos. É razoável presumir que os anticorpos são mais eficazes na prevenção da entrada na célula hospedeira e menos eficazes em partes do corpo onde a infeção já está estabelecida.

Isto significa que as nossas vacinas serão ineficazes contra vírus que se movem diretamente de uma célula para outra? Felizmente, o nosso sistema imunitário também evoluiu junto com os vírus e aprendemos a construir defesas que funcionam de várias formas.

Não precisamos de nos preocupar com a transmissão célula para célula incapacitando as nossas vacinas, mas é importante entender como um vírus se espalha para que possamos atacá-lo de forma mais eficaz.

Há alguns anos, uma equipa de investigadores mostrou que o vírus da hepatite C é transmitido de célula para célula na presença de anticorpos neutralizantes. Isto não impediu os cientistas de desenvolver antivirais de grande sucesso que podem curar pessoas infetadas com hepatite C durante décadas.

As tecnologias mais recentes que permitem atualizações rápidas de vacinas podem garantir o controlo eficaz contra variantes emergentes.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …

Três norte-americanos emitem carbono suficiente para matar uma pessoa, revela estudo

O estilo de vida de três norte-americanos leva a uma emissão de carbono suficiente para matar uma pessoa, revelou um novo artigo, concluindo ainda que as emissões de uma única usina a carvão podem causar …

Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta "fortemente" a proteção contra a variante Delta

Farmacêutica norte-americana pretende submeter um novo pedido de autorização de emergência para a administração da terceira dose ao regulador, depois de já ter visto um pedido anterior ser recusado por falta de evidências científicas. Depois de …

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Morreu o poeta e tradutor Pedro Tamen, aos 86 anos

O poeta e tradutor, de 86 anos, morreu, esta quinta-feira, em Setúbal, onde estava hospitalizado, disse à agência Lusa fonte próxima da família. Pedro Tamen, que além de poeta também foi tradutor, estreou-se, em 1956, com …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …