Vala milenar repleta de sarcófagos de bebés encontrada no Egito

Ministério das Antiguidades do Egito

Um dos sarcófagos de bebé construídos

Uma missão arqueológica sueco-egípcia, liderada por Maria Nilsson e John Ward, ambos da Universidade de Lund, na Suécia, descobriu em Gebel el-Silsila, no Egito, uma enorme vala comum datada da XVIII dinastia.

O descoberta, anunciada por de Mustafa Wasiri, secretário-geral do Ministério de Antiguidades do Egito, revelou que a vala comum foi encontrada a cinco metros de profundidade, tendo duas câmaras sem qualquer decoração.

O espaço está repleto de água, sendo necessário bombear a água para continuar com os trabalhos arqueológicos. É ainda de salientar que, recentemente, houve uma tentativa de roubo no local, dificultando ainda mais as escavações.

Cronologicamente, há indicações de enterros no Egito há, pelo menos, três gerações, que vão desde Tutmés II a Amenófis II, ou seja, há 3.400 anos.

Os arqueólogos encontram, pelo menos, restos mortais de 50 pessoas, metade dos quais pertencentes a crianças. A equipa acredita que o número de cádaveres irá aumentar à medida que a vala continuar a ser explorada.

Até então, nunca foi encontrada uma vala comum nesta região com restos mortais de tantas pessoas. Além do número recorde de cadáveres, a quantidade de restos mortais de crianças e mulheres é impressionante, indicando que havia na época uma sociedade estruturada e completa, onde trabalham e viviam várias pessoas na localidade, anteriormente conhecida como Jeny.

Os trabalhos descobriam até agora três sarcófagos de arenito, dois dos quais foram explorados e continham os restos mortais de um bebé e de uma criança ainda pequena. O terceiro sarcófago também foi também construído para um bebé.

As escavações vão continuar até ao fim do ano. Além dos sarcófagos, foram encontrados ainda encontrados, amuletos, braceletes, ânforas, jarros de cerveja, tigelas, frascos, bem como outros recipientes.

Abdel Moniem, diretor-geral do Departamento de Antiguidades de Aswan, declarou que o grupo está a avaliar o estado de preservação da vala, uma vez que a movimentação de água e areia tem deteriorado o interior, onde estão os vários sarcófagos e artefactos.

O Egito tem vindo a publicitar as novas descobertas na esperança de reanimar o setor do turismo, que ainda está a recuperar da turbulência ocorrida após a revolta de 2011 que derrubou o ditador de longa data Hosni Mubarak.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …