“Clubite e ingratidão”. FPF condena assobios a João Mário no Portugal-Liechtenstein

Rodrigo Antunes / EPA / Lusa

João Mário na Selecção Portuguesa.

João Mário na Selecção Portuguesa.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, considera “inaceitáveis” os assobios ao médio João Mário por parte do público no Estádio José Alvalade, em Lisboa, durante a goleada da Selecção ao Liechtenstein.

“Foi com incredulidade, tristeza e desagrado que vi um jogador da SelecçãoNacional, João Mário, ser assobiado por uma parte do público presente”, pode ler-se na mensagem divulgada pelo organismo que rege o futebol nacional.

O médio do Benfica foi aposta do seleccionador Roberto Martínez na parte final do Portugal-Liechtenstein do Grupo J de qualificação para o Euro 2024, ao substituir Bruno Fernandes, aos 89 minutos. Foi assobiado e apupado quando entrou no terreno de jogo e sempre que teve intervenção na partida.

“Ainda que não tome a parte pelo todo e tenha, igualmente, constatado que a imensa maioria dos presentes apoiou João Mário nos momentos seguintes, considero inaceitável que qualquer jogador da Selecção Nacional possa ser vaiado pelos seus próprios adeptos ao entrar em campo, ainda mais quando se trata de alguém que, recordo e sublinho, se estreou pelas Selecções Nacionais com 15 anos, jogou em todos os escalões de formação (sub-15, sub 16, sub-17, sub-18, sub-19, sub-20 e sub-21), tem 56 internacionalizações pela equipa principal e se sagrou campeão europeu em França”, recorda Fernando Gomes.

João Mário joga no Benfica desde 2021/2021. O jogador fez a sua formação no Sporting, de onde saiu, numa transferência de 30 milhões de euros, para o Inter de Milão.

As palavras de Palhinha a quem assobiou João Mário

“A falta de respeito, a clubite, a divisão e a ingratidão têm de ser condenadas e expostas publicamente. Este episódio deixou magoados jogadores, equipa técnica e ‘staff’ que formam a Selecção Nacional e não pode repetir-se, seja com quem for”, sublinha Fernando Gomes na mensagem publicada no site da FPF.

O líder federativo realça as palavras de outro antigo jogador do Sporting, João Palhinha, após o encontro, para apontar o caminho.

“Como o João Palhinha afirmou muito bem, o legado que temos de deixar às gerações vindouras deve ser o dos valores positivos do desportivismo, patriotismo e dedicação ao futebol. É isso que a Selecção Nacional representará sempre”, remata o presidente da FPF.

“As pessoas que o assobiaram que reflitam se é essa a imagem que querem deixar aos filhos, que no futuro serão eles. Temos de pensar no legado que queremos deixar à geração futura“, apontou Palhinha no final do jogo.

O actual médio do Fulham sublinhou ainda que “é muito triste ver isto em campo”. “Há que respeitar as decisões que nós, futebolistas, tomamos. Ele é um profissional exemplar e tenho pena que tenha sido assobiado”, concluiu.

Portugal visita o Luxemburgo no próximo domingo, na segunda jornada do Grupo J de qualificação para o Euro 2024, que lidera juntamente com a Bósnia-Herzegovina, vencedora em casa frente à Islândia (3-0), enquanto Eslováquia e os luxemburgueses empataram a 0-0.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.