Vaga de frio e tempestades matam e deixam milhares sem luz na Europa

Christoph Michels / Wikimedia

-

Uma vaga de frio acompanhada de fortes tempestades matou duas mulheres na Europa, na Albânia e em França, onde mais de 330.000 casas estiveram sem eletricidade durante a noite de quinta-feira.

Na Albânia, uma mulher de 61 anos foi encontrada morta na quinta-feira diante do seu prédio em Saranda (sul), segundo a polícia. O balanço agora é de oito mortos no país desde sábado.

No total, a intempérie já causou a morte de mais de 60 pessoas desde o passado fim de semana.

A “tempestade invernal extremamente violenta”, denominada Egon, que afeta a França desde a noite de quinta-feira provocou, esta sexta-feira, a queda de uma árvore que matou uma mulher de 43 anos, segundo a polícia.

A falta de eletricidade também causou o bloqueio de um comboio de alta velocidade na zona de Somme (norte da França) e os ventos violentos obrigaram a transferir mais de um milhar de pessoas.

No Reino Unido, grandes marés e mau tempo levaram a agência ambiental a emitir 12 alertas de grave risco de inundação e uma centena de soldados foram mobilizados para a cidade costeira de Skegness (leste de Inglaterra) para ajudar a população.

Na Alemanha, a tempestade Egon causou prejuízos em diversas regiões do país, onde são esperados fortes nevões, enquanto na Bélgica milhares de habitações ficaram sem eletricidade durante a noite, nomeadamente na região de Namur.

As administrações das zonas costeiras na Holanda preparam-se para enfrentar o esperado alto nível das águas, tendo as eclusas sido fechadas em vários locais. Também é possível que seja encerrada a Maeslantkering, a grande barragem a jusante do porto de Roterdão.

A tempestade causou ainda perturbações no tráfico ferroviário no norte da Suíça, enquanto na cidade grega de Volos os habitantes estão sem água pelo segundo dia consecutivo.

No norte da Grécia as temperaturas mantêm-se abaixo de zero, chegando aos 15 graus negativos em localidades como Orestiada, o que dificulta o regresso à normalidade de Salónica, a segunda cidade do país, onde muitas escolas continuam fechadas.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O que esperar da noite eleitoral, com base nas sondagens

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto os resultados oficiais não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …

Para responder às acusações de eleitoralismo, Costa puxou do calendário. "Nada disto é novidade"

Proximidade do anúncio do fim das restrições para conter o avanço da pandemia às eleições autárquicas foi vista pelos partidos da oposição como uma manobra eleitoral para capitalizar os votos nos candidatos do PS. Após o …