Novo método torna as vacinas infantis seguras a todas as temperaturas

USACE Europe District / Flickr

Entre 2°C e 8°C, as vacinas encontram-se seguras. Mas, a outras temperaturas, as proteínas começam a desfazer-se, tornando as vacinas ineficazes. Como resultado, milhões de crianças em todo o mundo não são vacinadas.

Uma equipa de cientistas acabou de descobrir uma forma de impedir a degradação das vacinas. Ao envolver moléculas de proteína numa concha de sílica, os investigadores observaram que a estrutura permanece intacta quando aquecida a 100ºC ou armazenada à temperatura ambiente durante um período de três anos.

Esta técnica, conhecida como ensilicação, foi desenvolvida por cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido. Há dois anos, os investigadores provaram que esta técnica inovadora funcionava em laboratório e, agora, demonstraram a sua eficácia no mundo real.

De acordo com o artigo científico, publicado no dia 8 de junho na Scientific Reports, a equipa enviou amostras ensilicadas e regulares de uma vacina contra o tétano de Bath para Newcastle por correio normal – uma viagem que, por correio, demora um ou dois dias.

Quando as doses da vacina ensilicada foram injetadas em cobaias, foi desencadeada uma resposta imune. No entanto, não foi detetada qualquer resposta imune em cobaias injetadas com doses desprotegidas da vacina, indicando assim que o medicamento foi danificado durante o transporte.

“Estes resultados mostram que a ensilicação preserva não apenas a estrutura das proteínas da vacina, como também a função – a imunogenicidade“, explicou Asel Sartbaeva, líder da investigação.

“O projeto concentrou-se na vacina do tétano, que faz parte da vacina DTPa (contra a difteria, tétano, tosse convulsa) administrada a crianças em três doses. No futuro, queremos desenvolver uma espécie de gaiola de sílica para toda a vacina trivalente da DTPa, para que todas as crianças do mundo possam receber a vacina sem ter que depender da distribuição”, disse o cientista, citado pelo Phys.

A distribuição exige que a vacina seja refrigerada desde o momento da fabricação até ao destino final, o que faz com que milhões de crianças em todo o mundo não sejam vacinadas.

Os cientistas esperam que este método de embrulhar proteínas em sílica seja adotado para armazenar e transportar todas as vacinas infantis, além de outros produtos à base de proteínas, como anticorpos e enzimas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

O que esperar da noite eleitoral, com base nas sondagens

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto os resultados oficiais não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …