/

Vacina para humanos e animais está a ser desenvolvida para tratar doenças em comum

Está a ser desenvolvida uma vacina apta para seres humanos e animais que pode ajudar no tratamento e prevenção de doenças compartilhadas por ambos. A fase de testes em humanos deverá começar no próximo ano.

Se alguma vez houve provas de que os seres humanos são animais, são as doenças que compartilhamos com outras espécies. Desde a raiva e do zika ao Ébola e à gripe das aves, muitas doenças mortais por todo o mundo podem ser transmitidas entre animais e pessoas.

Atualmente, temos três opções para tentar proteger as pessoas contra este tipo de doenças. Podemos vacinar os animais, os humanos ou tomar medidas para ajudar os dois a evitarem o contacto. Contudo, pode haver agora uma maneira simples e barata de proteger pessoas e outras espécies ao mesmo tempo, usando a mesma vacina.

George Warimwe, da Universidade de Oxford, liderou uma investigação para uma vacina única para a Febre do Vale do Rift, uma das doenças prioritárias da Organização Mundial de Saúde. O estudo foi publicado, em 2017, na revista Vaccine.

Desde que apareceu no Quénia, em 1930, a doença transmitida por mosquitos espalhou-se para outros países africanos e para a Península Arábica, causando surtos de doenças que afetaram milhões de animais e centenas de milhares de seres humanos.

Durante esses surtos, a doença mata mais de 90% dos animais jovens e faz com que quase 100% dos animais prenhes abortem os seus fetos. Isto pode destruir os meios de subsistência de sociedades maioritariamente agrícolas.

Por exemplo, um surto no Quénia em 2006 e 2007 custou ao setor agrícola perdas estimas em mais de 32 milhões de dólares, trazendo impactos sociais profundos entre as comunidades afetada. Nos seres humanos, a febre é menos grave, mas pode ocasionalmente causar encefalite, cegueira, hemorragias e até mesmo a morte.

As vacinas para animais mais amplamente usadas não são recomendadas para animais prenhes devido aos riscos de aborto e malformação. Para humanos, ainda não há nenhuma vacina licenciada disponível para a Febre do Vale do Rift.

Criar a vacina

Como os ensaios clínicos são sempre o estágio final para demonstrar que uma vacina é segura em humanos, os cientistas de Oxford usaram uma técnica que demonstrou ser segura para vacinação humana contra uma série de doenças, como gripe, malária e Ébola.

A técnica usa um adenovírus de chimpanzé para expor os indivíduos a apenas uma pequena parte do vírus da Febre do Vale do Rift — o suficiente para o sistema imunológico reconhecer uma infeção futura, mas não o suficiente para causar uma infeção.

Como esse vírus incompleto é diferente do vírus completo, a técnica permite que os profissionais de saúde animal testem com precisão se um animal é vacinado ou um portador infetado, mas sem sintomas. Isto é crucial durante os surtos, pois os falsos positivos podem levar ao abate desnecessário dos animais e ao aumento dos custos.

Nos nossos estudos anteriores descobrimos que uma dose única desta vacina deu 100% de proteção contra a Febre do Vale do Rift em várias espécies de animais. Os investigadores esperam agora que tenha o mesmo sucesso nos testes clínicos humanos planeados para o início do próximo ano.

Usando os avanços científicos das vacinas para humanos em vacinas veterinárias, e vice-versa, os investigadores podem desbloquear melhor os mecanismos biológicos compartilhados subjacentes à imunidade da doença, acelerando o planeamento e o desenvolvimento de vacinas entre espécies.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.