Vacina contra Alzheimer começa a ser testada em pessoas

NHSE / Flickr

-

Uma vacina contra a doença de Alzheimer, desenvolvida por uma empresa biotecnológica com sede em Saragoça (Espanha), começou a ser testada em seres humanos em janeiro último, ensaios clínicos que envolvem 24 pacientes, foi hoje divulgado.

Segundo o diretor científico da empresa Araclon Biotech, Manuel Sarasa, citado pela agência espanhola EFE, o objetivo desta fase é avaliar a tolerância e a segurança da nova vacina.

Esta empresa espanhola trabalha no desenvolvimento de novas terapias e métodos de diagnóstico de doenças neuro-degenerativas, com principal atenção para a doença de Alzheimer.

Manuel Sarasa explicou que, após o sucesso da fase experimental em animais, a vacina começou a ser testada em janeiro último num grupo inicial de 24 pessoas em Barcelona.

Nesta primeira fase, que estará concluída em 2015, será avaliada a tolerância do produto.

O foco desta etapa, que irá durar cerca de um ano e meio, será analisar a toxidade da vacina e não a sua eficácia, explicou o diretor científico, que escusou-se a estabelecer uma data concreta para a conclusão de uma vacina contra a doença de Alzheimer.

Manuel Sarasa frisou que a fase de estudos com humanos é “cega”, uma vez que a identidade dos indivíduos envolvidos nos ensaios clínicos é desconhecida.

O responsável explicou que 16 dos pacientes estão numa fase inicial da doença e os restantes oito estão a receber placebo (substância farmacêutica inerte e desprovida de qualquer princípio ativo, utilizada nos ensaios clínicos e no controlo de novos medicamentos, bem como em casos de algumas doenças em que o fator psicológico seja preponderante).

Numa fase seguinte, que normalmente dura cerca de dois anos, serão testadas diferentes dosagens da vacina, com o objetivo de observar se os pacientes envolvidos no estudo registaram ou não níveis de estimulação do sistema imunitário.

Posteriormente, serão desenvolvidos vários protocolos que, segundo Sarasa, deviam envolver idealmente pessoas que não apresentam sintomas para “prevenir” a doença, uma vez que o diretor científico não acredita que o Alzheimer “possa ter uma cura”.

Até alcançar o eventual registo da nova vacina, o processo implica ainda outras fases e poderá demorar vários anos, explicou ainda o responsável.

Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Arquitetura óssea pode inspirar asas de aeronaves mais fortes

Uma nova descoberta na estrutura interna do osso pode levar a um melhor tratamento da osteoporose e a componentes de aeronaves mais duráveis. A densidade tem sido a referência para medir a força óssea. No entanto, …

Até as estrelas têm auroras (e já as podemos ver)

Uma equipa internacional de astrónomos observou sinais de rádio estranhos vindos de uma anã vermelha. Estas ondas bizarras estavam a ser produzidas pela interação com um exoplaneta que orbitava a estrela, criando uma aurora. Apesar de …

Tiroteios em dois bares fazem oito mortos na Alemanha

Pelo menos oito pessoas morreram hoje em dois tiroteios em dois bares na cidade alemã de Hanau, no centro do país, indicou a polícia local, sem precisar o número. O primeiro tiroteio ocorreu num bar de …

Descobertos sarcófago e altar dedicado ao fundador de Roma do século VI a.C.

Os dois objetos foram descobertos numa área subterrânea perto da Cúria, foi anunciado esta terça-feira. Um sarcófago considerado "excecional" e um altar do século VI a.C., que poderá ter sido dedicado a Rómulo, fundador de Roma, …

40 anos depois, cientistas identificam falha fundamental na eficiência dos painéis solares

Os painéis solares são uma das invenções mais impressionantes, mas é emergente descobrir como torná-los ainda mais eficientes. Recentemente, uma equipa de cientistas resolveu um mistério de 40 anos em torno de um dos principais …

SIC vai lançar serviço de streaming e canal de e-sports este ano

A SIC vai avançar para uma plataforma de streaming ainda em 2020. A "Netflix à portuguesa" ainda não tem nome, mas tem como objetivo "encontrar mais e novas audiências". Em entrevista ao jornal Público, o CEO …

Dagmar Turner tocou violino enquanto lhe era removido um tumor do cérebro

Uma paciente do King's College Hospital, no Reino Unido, tocou violino enquanto os médicos lhe removiam um tumor do cérebro. Desta forma, foi possível preservar a sua capacidade de tocar e a sua paixão de 40 …

"Não é aceitável". Tribunal de Contas refuta acusações de Manuel Heitor

O Tribunal de Contas (TdC) refutou as acusações do ministro do Ensino Superior sobre a auditoria ao modelo de financiamento do setor, considerando-as inaceitáveis e infundadas. "O tribunal tem o máximo respeito pela opinião dos auditados, …

"Lava que se farta". Isabel dos Santos recorre da absolvição de Ana Gomes

A empresária angolana recorreu para o Tribunal da Relação de Lisboa por causa das publicações no Twitter nas quais a antiga eurodeputada acusa a empresária, por exemplo, de "lavar que se farta". Em janeiro, o Tribunal …

Ministro considera "inaceitável" que TAP pague prémios em ano de prejuízos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação considerou "inaceitável" que a TAP, empresa que "tem 100 milhões de euros de prejuízos" em 2019, atribua prémios a uma minoria de trabalhadores. "É uma falta de respeito para …