Cientistas italianos anunciam vacina “eficaz” contra o cancro

2

Italianos descobriram vacina “muito promissora” que pode ajudar a combater com eficácia muitos tipos de cancro. A vacina usa vírus como “cavalos de Troia” para combater as células cancerígenas.

Uma equipa de investigadores italianos descobriu uma vacina contra o cancro capaz de desencadear respostas imunitárias aos tumores e que pode aumentar a eficácia dos medicamentos da terapia imunológica, divulgou a agência de notícias ANSA.

Segundo os investigadores, uma vacina adenoviral codificada para tumores neoantígenos mostrou resultados muito promissores quando combinada com uma proteína (αPD-1) que combate a morte programada das células.

A vacina, explicam os cientistas, usa vírus como “cavalos de Troia” para combater as células cancerígenas.

A descoberta, feita por uma equipa de cientistas da Fundação Armenise-Harvard / Instituto Italiano de Medicina Genómica (IIGM), foi apresentada num artigo publicado esta quarta-feira na Science Translational Medicine.

Segundo explicaram os cientistas, a vacina ensina o sistema imunológico a reconhecer as células cancerígenas.

A vacina revelou-se eficaz, em associação com um medicamento para a imunoterapia, em 12 doentes com um subtipo de cancro do cólon na fase metastática, refere a agência de notícias italiana.

“Considero que a técnica para a realização destas vacinas foi decididamente comprovada e que os dados obtidos nos primeiros ensaios clínicos são muito promissores“, afirmou a diretora do laboratório Armenise-Harvard, Luigia Pace.

Segundo Luigia Pace, cientista especializada em imunologia e epigenética, “existe agora uma possibilidade concreta de criar novas vacinas que serão eficazes contra muitos outros tipos de cancro“.

A descoberta foi realizada em colaboração com a empresa suíça/italiana de biotecnologia Nouscom.

A equipa de investigadores está sediada na Fundação de Oncologia do Piedmont, em Candiolo, nos arredores de Turim.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. «a vacina ensina o sistema imunológico a reconhecer as células cancerígenas.» ? O nosso sistema sabe perfeitamente reconhecer as células cancerígenas e até mesmo, em certos casos combatê-las! Se o poder ganancioso mundial não estivesse sempre a envenenar-nos com poluição, experiências genéticas no agro-alimentar, tratamentos experimentais, o nosso sistema estaria programado para identificar e combater qualquer célula má.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.