As vacas podem ajudar a reduzir o plástico existente no planeta

Um grupo de cientistas austríacos descobriu que as bactérias presentes no sistema digestivo das vacas podem exterminar plástico. A descoberta pode tornar-se numa poderosa forma de reduzir a poluição na Terra.

No início da pesquisa, a equipa estava confiante da existência de um mecanismo dentro do estômago das vacas que seria capaz de conduzir a hidrólise do poliéster – uma reação química que destrói esses materiais.

“Uma enorme comunidade microbiana habita no retículo ruminal e é responsável pela digestão dos alimentos nos animais”, referiu Doris Ribitsch, em comunicado.

Neste sentido, “suspeitamos que algumas atividades biológicas também poderiam ser usadas para a hidrólise do poliéster”, disse.

Assim que a equipa identificou as bactérias presentes no estômago das vacas, testou a sua capacidade de destruir tereftalato de polietileno, ou PET, o termo-plástico mais comum na família do poliéster.

Os cientistas também testaram dois outros tipos de plástico. Um deles era o tereftalato de polibutileno adipato ou PBAT, normalmente usado em sacos plásticos compostáveis. O outro era o furanoato de polietileno, PEF, feito de açúcares derivados de plantas.

Várias amostras dos três plásticos foram colocadas num líquido ruminal incubado, sendo que, posteriormente, o plástico acabou por ficar transformado em pó.

Os investigadores, escreve o IFL Science, mostram-se empolgados com os resultados, uma vez que os três tipos de plástico foram destruídos rapidamente.

A equipa percebeu que as reações com o líquido ruminal foram mais eficazes em comparação com pesquisas que analisaram um único microrganismo para destruir os plásticos.

De acordo com o estudo, publicado na revista Frontiers in Bioengineering and Biotechnology, a degradação do plástico pode ser atribuída ao trabalho de várias enzimas que trabalham em condições de pico graças às propriedades do líquido ruminal.

No entanto, os especialistas alertam que esta descoberta é um primeiro passo, e não uma abordagem em grande escala, para o problema da poluição do plástico.

Com as novas conclusões, a equipa garante que vai continuar a investigar a abordagem, bem como a procurar perceber de que forma as comunidades microbianas podem ser usadas em processos industriais mais ecológicos.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Bonito…. agora vamos alimentar as vacas com plástico…. e ao nos alimentarmos das vacas, vamos ingerir o plástico.
    O manel… Quanto ao metano, engarrafa-se…. é que a BP ainda não pensou nisso….

  2. Passa-se a alimentar vacas com plástico e assim chegaremos mais depressa ao objetivo já várias vezes anunciado de nos impingirem comida plástica obtida de várias formas todas elas anormais.

RESPONDER

Uma impressão artística de um impacto gigantesco no sistema estelar HD 17255

Dois planetas envolveram-se num choque tão violento que um deles perdeu a atmosfera

Uma equipa de astrónomos encontrou provas de uma gigantesca colisão entre dois planetas num sistema planetário jovem, localizado a 95 anos-luz da Terra. A poeira à volta da jovem estrela HD 172555, de 23 milhões de …

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …