/

Uso incorreto das escovas de dentes pode causar pneumonia

1

Ter uma higiene oral correta é fundamental para a saúde. Escovar os dentes pelo menos três vezes por dia – após as refeições e antes de dormir – e usar o fio dental ajuda a prevenir doenças nos dentes, língua e gengivas. No entanto, muitas pessoas esquecem ou não sabem como cuidar corretamente do principal objeto desse processo: a escova.

É comum deixar a escova dos dentes exposta na lavatório da casa de banho ou em ambientes húmidos, sem qualquer proteção das cerdas. O problema é que, com esse hábito, a escova pode trazer para a boca uma grande quantidade de bactérias. Quando não está protegida adequadamente, as cerdas expostas acumulam microorganismos lançados no ar, muitos destes com origem na sua sanita.

A lista de doenças causadas por bactérias acumuladas na escova é grande. Periondotite, candidíase, gengivite, cáries e até diarreia. O problema, aparentemente simples, pode agravar-se e causar doenças graves, como cardiopatias e pneumonias.

Para amenizar essa acumulação de bactérias, é aconselhável o uso de protetores ou até mesmo guardar a escova fora da casa de banho.

O cirurgião-dentista Marcelo Pimenta dá-nos alguns conselhos sobre como se deve guardar a escova: “deve ser posta num recipiente fechado e a uma distância de pelo menos dois metros da sanita. É importante, também, deixar a tampa da sanita sempre fechada quando se puxa o autoclismo e quando não estiver em uso”.

Mas tapar o recipiente ou mantê-la em armários fechados resolve apenas parte do problema. Ambientes abafados e húmidos podem contribuir para a proliferação de bactérias.

“Muitas bactérias permanecem vivas nas cerdas da escova por períodos que podem ir até 24 horas. Por isso, é importante eliminar o excesso de água após o uso, mas nunca utilizar toalhas para a secagem. Borrifar um antisséptico nas cerdas também ajuda. O mais indicado é a clorexidina 0,12%, encontrada em farmácias”, explica o dentista.

A vida útil da escova também é algo a considerar. Marcelo Pimenta explica que a troca deve ser feita de quatro em quatro meses.

Está na altura de trocar de escova?

ZAP / ABr

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.