/

Três urgências pediátricas passam a fechar todas as noites

RickMorais / Wikimedia

Hospital São Francisco Xavier, Lisboa

Novidades relacionadas com a estratégia de reorganização do serviço de urgência de Pediatria na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Os serviços de urgência de Pediatria dos hospitais S. Francisco Xavier (Lisboa), Beatriz Ângelo (Loures) e do Centro Hospitalar do Oeste (Torres Vedras) vão encerrar à noite a partir de 1 de abril, anunciou hoje a Direção Executiva do SNS.

No âmbito da estratégia de reorganização do serviço de urgência de Pediatria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, a Direção Executiva garante que nenhum dos 14 Serviços de Urgência de Pediatria desta região encerra.

No entanto, o número de unidades fechadas durante o período noturno, entre as 21:00 e as 09:00, aumenta para três, uma vez que o serviço de urgência do Hospital Beatriz Ângelo já estava fechado à noite e aos fins de semana por falta de profissionais.

Esta estratégia resulta de “longas semanas de trabalho, com os profissionais das várias instituições que estão no terreno, com a ponderação e diálogo necessários, visando a construção de respostas que visam assegurar a proximidade e o acesso da população ao SNS, sublinhando a enorme generosidade e esforço dos profissionais”, refere a DE-SNS em comunicado.

Outros 11 serviços de urgência públicos na região Lisboa Vale do Tejo vão continuar abertos 24 horas por dia.

Os hospitais em causa são: Centro Hospitalar do Médio Tejo – Unidade de Torres Novas; Centro Hospitalar do Oeste – Unidade de Caldas da Rainha; Hospital Distrital de Santarém; Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – Hospital Santa Maria; Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – Hospital D. Estefânia; Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra); Hospital de Vila Franca de Xira; Hospital de Cascais; Hospital Garcia de Orta; Centro Hospitalar Barreiro Montijo.

O Centro Hospitalar de Setúbal mantém-se aberto durante 24 horas de segunda a sexta mas, de duas semanas, vai fechar ao fim-de-semana.

“ZAP” // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.