O Universo está a desaparecer

O Universo expande-se. À medida que esta expansão acelera, as galáxias afastam-se cada vez mais rapidamente e, um dia, tornar-se-ão inacessíveis, mesmo que viajemos na sua direção à velocidade da luz.

Quando olhamos para uma estrela, cuja luz chega depois de viajar durante 100 anos, estamos a observar uma estrela que está a 100 anos-luz de distância. Mas quando observamos uma galáxia, cuja luz chega depois de uma viagem de 100 milhões de anos, não estamos a olhar para uma galáxia que está a 100 milhões de anos-luz de distância: este corpo celeste está muito mais distante.

A razão para essa “distorção” é que nas maiores escalas – aquelas que não estão gravitacionalmente unidas a nós – o Universo está a expandir-se.

Quanto mais tempo um fotão de uma galáxia distante demorar para chegar até aos nossos olhos, maior o papel da expansão do Universo, isto é, as galáxias mais distantes ficam ainda mais longe do que a quantidade e tempo que a luz proveniente destes corpos celestes percorreu.

A este fenómeno damos o nome de redshift (desvio para o vermelho) cósmico. Como a luz é emitida com uma energia específica e, consequentemente, um comprimento de onda também específico, esperamos que chegue ao seu destino com um determinado comprimento de onda.

Se o Universo não se estivesse a expandir, e se em vez disso o tecido do Universo fosse constante, esse comprimento de onda seria sempre o mesmo. No entanto, como o Universo se está a expandir, o tecido alonga-se, tornando o comprimento de onda mais longo também.

A expansão do Universo significa que todas as galáxias que não estão gravitacionalmente ligadas a nós vão acabar por desaparecer de vista. Com o passar do tempo, vão tornar-se cada vez mais distantes, afastando-se a velocidades cada vez maiores.

Em termos práticos, isso significa que um fotão que saia da nossa galáxia em direção a uma distante, ou que saia de uma galáxia distante em direção à nossa, jamais chegue ao seu destino. A taxa de expansão do Universo é tão grande que galáxias distantes se tornam inacessíveis, mesmo que nos movamos em direção a elas à velocidade da luz.

Atualmente, esta distância está “apenas” a cerca de 15 mil milhões de anos-luz de distância.

Se considerarmos que o nosso Universo observável tem cerca de 46 mil milhões de anos-luz de raio, e que todas as regiões do espaço contêm o mesmo número de galáxias (em média), isso significa que apenas 3% do número total de galáxias é atualmente acessível. 97% das galáxias no nosso universo observável já estão fora do alcance da humanidade, devido à expansão acelerada do universo.

Isto significa também que, em média, vinte mil estrelas passam de acessíveis a inacessíveis a cada segundo. A luz que as estrelas emitiram há um segundo atrás, algum dia nos alcançará, mas a luz que emitiram neste exato segundo, jamais chegará.

Se esta é uma forma perturbadora de encararmos o Universo, é também o pensamento que nos leva a afirmar com toda a certeza que cada segundo importa.

ZAP ZAP // HpeScience

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Como é possível tanta idiotice junta, esquecem se que com a física quântica, o tempo não existe e poderemos estar em todo o lado ao mesmo “tempo”, logo isso do inacessível perde todo o sentido, não existe apenas a viagem física, mas só falam nessa.

    • É verdade. Mesmo que todas as evidências mostrem que o modelo cartesiano está há muito tempo ultrapassado e que as coisas a nível micro são totalmente diferentes do que nos parecem ser a nível macro, eles continuam a “marrar” no dito modelo ultrapassado. É que negar o erro em que temos vivido mergulhados durante séculos implica terem que reconhecer muito mais coisas que também têm influência no aspeto económico e em interesses instalados de muita gente.

    • Vícios de um materialismo cilindrador da Astronomia e da Astrofísica…
      Os cientistas terão que evoluir para um conceito verdadeiramente espiritualista, para conceberem corretamente o Espaço, o Tempo, o Movimento e a Consciência… e, assim, os fundamentos gerais da Teoria da Relatividade de Einstein.

  2. Concordo com o Ribeiro. Comecemos logo pelo primeiro parágrafo: “Quando olhamos para uma estrela, cuja luz chega depois de viajar durante 100 anos, estamos a observar uma estrela que está a 100 anos-luz de distância. Mas quando observamos uma galáxia, cuja luz chega depois de uma viagem de 100 milhões de anos, não estamos a olhar para uma galáxia que está a 100 milhões de anos-luz de distância: este corpo celeste está muito mais distante.”

    E a de 100 anos-luz? Manteve-se no seu lugar? Não se afastou mais um bocadinho?

    É um texto “pretenso-sensacionalista” sem sentido nem significado escrito por quem pretende apenas dar um “arzinho” da sua graça, sem saber o que diz.

    • Bom, tendo em conta o contexto da noticia “EXPANSÃO DO UNIVERSO” é perfeitamente aceitável que se considere que a estrela que está a 100 a.l. não se afaste actualmente de nós, porque, como diz a noticia, está gravitacionalmente unida (estamos na mesma galáxia).
      Vejamos: uma galáxia que está a 100 milhões de anos luz, desprezando outros movimentos, afasta-se de nós a 2245 km/s. Uma estrela que esteja a 100 a.l. afastar-se-ia de nós a “apenas” 0,00224 km/s, mas de facto isto não acontece porque a força de gravidade que mantém a galáxia coesa é ainda suficiente para anular esse efeito de expansão. Claro que a estrela terá outros movimentos (o sol por exemplo move-se a aproximadamente 220 km/s em torno do centro da galáxia), mas não é esse o contexto da notícia!
      Vá lá, também não queiram ser exagerados. Isto é uma notícia num jornal generalista, não é nenhuma tese cientifica!

  3. Aqui está um bom desincentivo para que os terrestres andem tão empenhados em destruir o planeta que têm imaginando um dia instalar-se noutro inóspito e inacessível.

  4. As ciências universitárias bem precisam de uma remodelação total, pois as suas limitações laboratoriais, os seus preconceitos retrógrados e o seu misoneísmo medievalista nos parecem dogmas muito aparentados com o dogmatismo de que têm enfermado tanto as religiões, especialmente as do Hemisfério Ocidental.
    Sobre o Universo, os cientistas apenas titubeiam no conhecimento empírico, com hipóteses e teorias ainda tão infantis e ingénuas, mesmo no meio do brilhantismo intelectual académico. Os Multiuniversos e os Universos Paralelos ou Planos Dimensionais não são “cartas fechadas” para os verdadeiros Sábios da Verdade, do Espírito e da Consciência. Queiram consultar os tópicos deste blog de puro ouro do Saber real:
    — PROCURAR EM: AQUARIUS IDADE DE OURO …
    12: Da Astronomia e o Universo
    Paz Profunda e Fraternidade para todos!…
    Prof. Astrophyl (J.F.S.), um Sábio de Portugal.

  5. Se está a expandir e as galáxias não ligadas gravitacionalmente a afastar-se então sofre de um problema de obesidade ou êxodo de população. Temos de descobrir quem o alimenta e dá energia para engordar e passar-lhe uma multa, ou então contratar um psicanalista para tratar essa gente que foge de nós e fazer-lhes ver que só fazemos mal a nós próprios e ao nosso planeta …

  6. Mais uma para pensarem: O redshift é quantizado. Ou seja, as galáxias “movem-se” em múltiplos de 72km por segundo. ou em intervalos de 1/2, 1/3 ou 1/6 desse valor.
    http://www.cs.unc.edu/~plaisted/ce/redshift.html

    Para quem conhece bem os números, 72 não é um número ao acaso, ( 72, 144, 216, 288, 360, 432, 504, 576, 648, 720, …) mas sim com um significado muito mais além do que possam imaginar!…
    Primeira dica, comecem a perceber a sequência Fibonacci. Vejam até onde pode ir, vejam os números! Analisem a natureza, TUDO na natureza é criado a partir desta sequência númerica!

    Quem conhece bem música, e principalmente geometria (nomeadamente a geometria sagrada é o termo correto de pesquisa ) conhece bem estes números. Aqui reside o segredo.
    O livro The Magic Square of Three Crystal, de Arto Juhani Heino muito bom sobre este assunto.

RESPONDER

Enquanto Flamengo afasta regresso de Jorge Jesus, o "Galo" vem ao ataque

O treinador benfiquista afasta o cenário de uma saída precoce do Estádio da Luz. O Flamengo rejeita o regresso de Jorge Jesus, enquanto o Atlético Mineiro manifesta o seu interesse. Jorge Jesus foi categórico: "Não vou …

"Ihor gritava como um cão atropelado". Seguranças contam nova versão em tribunal

O segurança Manuel Correia testemunhou esta quarta-feira que “ouviu gritos” de Ihor Homeniuk vindos de uma sala do SEF no aeroporto de Lisboa e que encontrou um dos inspetores com um pé em cima da …

Dos pés de Cancelo para a cabeça de Bernardo Silva. City ganha na Champions com um golo 100% português

Os internacionais portugueses João Cancelo e Bernardo Silva foram fundamentais para a vitória do Manchester City sobre o Borussia Monchengladbach (2-0), na primeira mão dos oitavos da Liga dos Campeões, com ação direta nos dois …

"População não interiorizou a gravidade da situação". Depois de Siza, Cabrita aponta o dedo aos portugueses

Num relatório sobre a aplicação do decreto do estado de emergência na segunda quinzena de janeiro, Eduardo Cabrita justifica o fecho das escolas e o fim das vendas ao postigo, culpando a população pelas decisões …

Esta época há menos 500 clubes. "É o drama absoluto", diz presidente da FPF

Esta época há menos 500 clubes em comparação com a temporada transata. O presidente da FPF, Fernando Gomes, classifica a situação de "drama absoluto". A pandemia de covid-19 e a consequente interrupção das competições foi um …

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …