UNESCO declara “Bonecos de Estremoz” como Património Cultural Imaterial

imanente / Flickr

Bonecos de Estremoz

A UNESCO classificou, esta quinta-feira, como Património Cultural Imaterial da Humanidade a produção dos “Bonecos de Estremoz”, em barro, uma arte popular com mais de três séculos.

A classificação da “Produção de Figurado em Barro de Estremoz”, vulgarmente conhecida como “Bonecos de Estremoz”, foi decidida na 12.ª Reunião do Comité Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) para Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorre na Ilha Jeju, na Coreia do Sul, até sábado.

A decisão, que ocorreu pelas 01h05 (hora de Lisboa), foi bastante celebrada pela comitiva portuguesa que durante os festejos exibiu exemplares de “Bonecos de Estremoz”.

Na área de Património Cultural e Imaterial da Humanidade estavam a concorrer inicialmente 49 candidaturas, das quais 35 foram aprovadas, tendo no final recolhido parecer negativo 11.

Os bonecos pertencem a uma arte de caráter popular, com mais de 300 anos de história, tendo sido o primeiro figurado do mundo a merecer a distinção de Património Cultural Imaterial da Humanidade, na sequência da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora.

A candidatura teve como responsável técnico o diretor do Museu Municipal de Estremoz, Hugo Guerreiro.

“Correu tudo como estávamos à espera, sem comentários dos participantes na reunião, foi tudo aprovado de forma rápida. Estamos muito contentes, abrimos também a porta ao resto do figurado no mundo para que, de facto, seja valorizado pelas suas comunidades e pelos seus países”, disse.

Hugo Guerreiro recordou que esta vitória resulta de um trabalho “muito árduo” nos últimos cinco anos. “Estou muito contente pelos artesãos, recordo muito a minha família, o meu antigo diretor do Museu Municipal de Estremoz, Joaquim Vermelho, um grande amante do boneco de Estremoz e que me passou esta paixão. É um momento para recordar para o resto da vida”, acrescentou.

Com mais de uma centena de figuras diferentes inventariadas, a arte, a que se dedicam vários artesãos do concelho, consiste na modelação de uma figura em barro cozido, policromado e efetuada manualmente, segundo uma técnica com origem pelo menos no século XVII.

Em Estremoz, trabalham atualmente nesta arte emblemática Afonso e Matilde Ginja, Célia Freitas, Duarte Catela, Fátima Estróia, Irmãs Flores, Isabel Pires, Jorge da Conceição, Miguel Gomes, Perpétua Sousa e Ricardo Fonseca.

Emocionada com a distinção, a artesã Perpétua Sousa, que produz “Bonecos de Estremoz” há 43 anos, homenageou todos aqueles que já trabalharam em redor da “Produção de Figurado em Barro de Estremoz”.

“Esta é uma homenagem também para quem nos ensinou a trabalhar, Sabina Santos. A partir de agora temos uma responsabilidade acrescida e acreditamos que a procura de interessados em comprar estas figuras vai aumentar”, disse.

À agência Lusa, o presidente do município de Estremoz, Luís Mourinha, disse estar muito feliz. “No fundo é um momento grande da história de Estremoz em termos da sua classificação, das suas gentes, porque o figurado de barro representa tudo o que é o trabalho, tudo o que é a dificuldade dos alentejanos e dos estremocenses em particular”.

De acordo com o autarca, a UNESCO valorizou os “Bonecos de Estremoz” pela “visão do artista, do artesão sobre a sua envolvência”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo mais visto no Facebook é do incêndio de Pedrógão

O vídeo em direto mais visto pelos portugueses no Facebook este ano é da Tomar TV, anunciou o Facebook num comunicado. As imagens aéreas da “estrada da morte” em Pedrógão Grande, transmitidas pela Tomar TV a …

Rio Ave vence e afasta Benfica da Taça de Portugal

O Rio Ave eliminou hoje o Benfica da Taça de Portugal em futebol, ao vencer os 'encarnados' por 3-2, após prolongamento, em jogo dos oitavos de final da prova, disputado em Vila do Conde. Num encontro …

The Shed at Dulwich: o restaurante que não existe mas que todos queriam experimentar

The Shed at Dulwich foi, durante algum tempo, um dos restaurantes mais exclusivos de Londres e certamente o mais difícil de conseguir fazer reserva. O estabelecimento chegou ao número 1 do site de avaliações TripAdvisor. …

Sporting goleia Vilaverdense e está nos quartos da Taça

O Sporting apurou-se hoje para os quartos de final da Taça de Portugal, ao receber e vencer o Vilaverdense, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo marcado por um 'hat-trick' do costa-marfinense Doumbia. Os 'leões' …

Telemóveis proibidos nas escolas francesas já no próximo ano letivo

Os telemóveis vão ser oficialmente proibidos nas escolas francesas, já no arranque do próximo ano letivo. A medida consta do programa de educação do governo de Emmanuel Macron. Esta medida era uma das promessas eleitorais de …

Países muçulmanos reconhecem Jerusalém como capital da Palestina

Os países da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) acordaram reconhecer Jerusalém Oriental como a capital da Palestina e convidaram as outras nações a fazer o mesmo, em resposta à decisão dos EUA de declarar …

Cientistas procuram vida extraterrestre no misterioso visitante interestelar

Uma equipa de astrónomos vai analisar um enorme objecto interestelar, com a forma de um gigantesco charuto, em busca de sinais de vida extraterrestre. Há rumores de que pode tratar-se de algum tipo de tecnologia …

Denúncias contra adopções ilegais da IURD foram arquivadas pela Segurança Social

As primeiras suspeitas em torno de irregularidades nas adopções de crianças do lar da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), em Lisboa, surgiram em 2000 e foram reportadas à Segurança Social, mas o processo …

Contradições e suspeitas de relação pessoal fizeram cair secretário de Estado

A demissão, esta terça-feira, do secretário de Estado da Saúde terá sido precipitada pela divulgação de uma entrevista da TVI, na qual o ex-governante é apanhado em contradições acerca da sua alegada relação pessoal com …

União Europeia chega a acordo sobre capturas e quotas de pesca para 2018

Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram esta madrugada a acordo para os totais admissíveis de capturas e quotas para 2018, após mais de 20 horas de negociação em Bruxelas, informaram fontes europeias. Os vinte …