Uma Voz Contigo: voluntariado sem sair de casa (e muito importante)

Iniciativa centrada em Lousada pretende combater o isolamento de idosos. A ideia era ter 50 voluntários, inscreveram-se 400.

“Juntos, podemos mudar o mundo um telefonema de cada vez!”

Com esta frase, a associação Estou Contigo! tentou convencer voluntários (e conseguiu, já lá vamos).

Fundada há apenas dois anos, a Estou Contigo! é uma organização não governamental centrada na cooperação e na solidariedade para diversas causas humanitárias.

Esta iniciativa, intitulada “Uma Voz Contigo!”, tem como prioridade combater o isolamento dos idosos.

A associação lembra que o isolamento é um dos maiores problemas da população acima dos 65 anos de idade.

Nessa faixa etária, 60% dos homens e 30% das mulheres vive sozinho, de acordo com dados do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro.

A rotina para o voluntário é simples, mas extremamente importante para o outro lado: uma chamada telefónica por semana. Durante três meses.

A iniciativa promove a “inclusão e escuta ativa, junto de uma comunidade selecionada de pessoas com mais de 65 anos e cuidadores informais”, descreve a associação.

A ideia é “promover momentos de partilha, alegria e estimulação do bem-estar social, emocional e psicológico, destas pessoas que vivem em situação de isolamento”.

Para esta segunda edição, que arranca nesta quinta-feira (15 de Fevereiro), a associação procurou juntar 50 voluntários – inscreveram-se mais de 400.

É uma sinergia com a Santa Casa da Misericórdia de Lousada, para identificar os idosos que mais precisam de companhia.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.