Uma droga chamada café: três sinais que indicam vício

Toma café todos os dias? O que acontece quando não o faz? Saiba se é dependente da bebida e o que deve fazer se tiver o vício.

Costuma tomar café todos os dias? Se sim, como se sente nos dias em que, por algum motivo, não consegue tomar uma boa chávena logo após acordar? Sofre de dores de cabeça frequentes? Estas perguntas podem parecer estranhas, mas são relevantes num cenário onde as pessoas podem tornar-se dependentes do café.

De facto, a dependência de cafeína não preenche todos os critérios de vício. Por exemplo, é impensável imaginar alguém que irá roubar para adquirir grãos de café. É também difícil conceber alguém que abandone a família ou o trabalho por causa desta condição. No entanto, a dependência é uma realidade.

Como identificar a dependência de café

No que diz respeito à dependência do café, a Associação Americana de Psiquiatria (APA), dos EUA, adota três critérios principais para definir a dependência de cafeína, descritos na quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5).

Eis os três sinais a considerar:

  1.  Desejo persistente de controlar o uso de cafeína, mas sem sucesso;
  2. Continuação do consumo de altas doses de cafeína, apesar de problemas físicos e/ou psicológicos associados ao mesmo hábito, como insónia e ansiedade constantes;
  3. Sintomas fortes de abstinência ao reduzir o consumo de café.

Para compreendermos melhor, a síndrome de abstinência de cafeína pode ser diagnosticada pela ocorrência de dores de cabeça, fadiga, episódios depressivos e dificuldade de concentração, quando a pessoa deixa de beber café regularmente. Inclusive, alguns indivíduos podem consumir café apenas para evitar estes sintomas indesejáveis.

Café: uma droga

Droga é um termo geralmente usado para substâncias ilícitas, como cocaína, mas a dependência também pode acontecer em relação a substâncias legalizadas, como açúcar, álcool, medicamentos analgésicos e também cafeína. Nesses parâmetros, o café é uma droga.

“Eu não negaria café a ninguém, mas as pessoas podem beneficiar ao tomarem consciência de que o uso de cafeína tem potencial para se tornar um problema e impactar a sua saúde física ou mental”, afirma Alan Budney, professor de psiquiatria na Escola Médica de Dartmouth, em comunicado da APA.

“O mundo não anuncia que a cafeína pode ser uma droga viciante que pode causar problemas”, repara. Para Budney, a explicação reside no facto de que o seu uso excessivo não é tão assustador quanto o de outras drogas, uma vez que as consequências não são tão dramáticas. No entanto, isso não as elimina.

Como consumir café de forma saudável?

Se identificou alguns comportamentos associados à dependência em relação ao café na sua vida, é importante saber, antes de tudo, que não deve cessar abruptamente o consumo de cafeína, uma vez que o risco de efeitos de abstinência, como dores de cabeça fortes e incapacitantes, é enorme.

O recomendado é reduzir gradualmente o consumo de café, diminuindo um pouco por dia. Outra sugestão é adiar o momento em que se começa a beber durante o dia, evitando na primeira hora após acordar. Por fim, convém limitar o período de consumo de café a apenas algumas horas.

Importa salientar que, segundo a Food and Drug Administration (FDA), a maioria das pessoas com mais de 18 anos pode consumir até 400 mg de café por dia. Isso é considerado seguro e não se enquadra em nenhum tipo de dependência.

ZAP // CanalTech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.