/

Um sonho tornado realidade. Exoesqueleto permite a rapaz com paralisia cerebral andar e brincar

Jorge provavelmente preferia a presença especial de Tony Stark, de Bruce Banner ou de Marshall, o cão da Paw Paw Patrol. Ou, melhor ainda, dos três.

Mas a verdade é que teve de se contentar com uma visita surpresa de Pedro Sánchez, o primeiro ministro de Espanha. Mas nada disto torna o momento menos importante ou menos marcante, segundo o The Guardian.

Às 12h45 de terça-feira, rodeado por amigos e professores — e pelo primeiro-ministro espanhol — Jorge realizou o maior sonho dos seus 12 anos: levantou-se, caminhou até aos seus colegas de turma, e foi brincar com eles.

Jorge tem paralisia cerebral e usa uma cadeira de rodas, mas foi colocado num exoesqueleto de última geração que mudou a sua vida, e que poderia oferecer a milhões de crianças um grau de movimento que de outra forma seria impossível.

A mãe de Jorge, Eva Muñoz-Torrero, disse que nunca iria esquecer a primeira vez que o rapaz colocou o exosqueleto.

“Podes ficar com a cadeira de rodas. Isto agora é meu e vou levá-lo para casa”, exclamou Jorge, após experimentar o exoesqueleto, de acordo com Muñoz-Torrero.

Desde então, implorou para tirar o equipamento da sala de terapia que visita duas vezes por semana para o poder levar para a escola, em Madrid.

No seu 12º aniversário, Jorge recebeu o seu desejo. Ao entrar na sala onde os seus amigos o esperavam, foi recebido com aplausos e lágrimas que brilhavam nos olhos de um membro da equipa de segurança do primeiro-ministro espanhol.

A Marsi Bionics, empresa que concebeu o exoesqueleto, descreve o kit como “o único exoesqueleto pediátrico do mundo que permite à criança mover-se livremente“. Afirma que a sua singularidade reside na tecnologia elástica que se adapta ao corpo do utilizador.

A empresa, que tem estado a realizar um ensaio clínico com o hospital La Paz de Madrid e o Conselho Nacional de Investigação de Espanha, refere que o equipamento poderia ajudar os 17 milhões de crianças em todo o mundo, cujas deficiências neurológicas as impedem de andar.

“Não há nada mais bonito do que ver uma criança na sua escola a brincar com os seus amigos”, realçou Elena García Armada, co-fundadora e CEO da empresa.

Mas o enorme potencial que o exoesqueleto oferece não sai barato. Embora a família de Jorge tenha conseguido cobrir os custos da terapia — que podem chegar aos 30.000 euros por ano — através do crowdfunding, nem todos são tão afortunados.

“O exoesqueleto é um sonho, mas não é correto que só esteja disponível para famílias que possam arranjar fundos e que tenha de fazer um investimento enorme para que o seu filho possa andar”, sublinhou Muñoz-Torrero.

A mãe de Jorge gostava que mais famílias pudessem testemunhar as mudanças que viu no seu filho. Embora Jorge nunca tenha tido falta de determinação ou um sentido de humor incansável, o exoesqueleto deu-lhe um enorme impulso de motivação.

“Também aumentou realmente a auto-estima de Jorge”, comentou Muñoz-Torrero. “Ele não quer sentar-se na sua cadeira num canto. Ele quer envolver-se”.

Uma vez dados os presentes, a piñata, e cantado os parabéns, Jorge voltou para a aula na sua cadeira de rodas.

Quando o primeiro-ministro e a sua comitiva partiram e as câmaras de televisão acenaram, Muñoz-Torrero ofereceu um breve resumo das realizações do dia.

“Este tem sido um passo realmente importante, porque mostrámos como é importante levar a tecnologia a pessoas com deficiência“, relatou.

“Mas, mais pessoalmente, era isto que Jorge queria desde o primeiro dia: queria ter os seus amigos ao seu lado enquanto se levantava e caminhava. E ele realizou esse sonho”, concluiu a mãe do rapaz, emocionada.

Alice Carqueja, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.