Com um simples botão, até um passageiro pode aterrar o avião em caso de emergência

A fabricante de sistemas de navegação Garmin desenvolveu uma tecnologia que permite aterrar um avião pressionando um simples botão no cockpit da aeronave.

A Garmin, uma empresa norte-americana conhecida pelos seus sistemas de aterragem de aviões e tecnologia GPS, criou uma mistura dos dois – e poderá vir a ajudar a salvar muitas vidas no futuro.

O novo sistema, chamado Autoland, fará com que seja possível que pilotos e passageiros comuns possam aterrar um avião. Ao ativar o sistema, este encontra automaticamente o aeroporto apropriado dentro de um raio de 320 quilómetros e calcula a trajetória.

Além disso, a tecnologia tem em conta as reservas de combustível, as condições meteorológicas e todos os obstáculos possíveis. Assim, o sistema Autoland escolherá a pista de aterragem mais conveniente, em função do tráfego no aeroporto designado. De acordo com a Garmin, cerca de 70% dos aeroportos nos Estados Unidos são destinos adequados da Autoland.

“As telas de voo mostram a posição do avião num mapa, juntamente com informações como o aeroporto escolhido, o tempo estimado de chegada, a distância até ao aeroporto e o combustível restante. Velocidade, altitude e direção também são apresentadas em formato compreensível. Os passageiros podem comunicar com os controladores de tráfego aéreo seguindo as instruções da tela de toque”, explica o comunicado da empresa.

Ao aproximar-se do aeroporto, a Autoland inicia o sistema de descida controlada e, ao tocar no solo, o sistema de freios automático, desativando posteriormente os propulsores.

A Garmin recomenda ativar o botão, localizado no painel de controlo, apenas em caso de emergências, por exemplo, quando o piloto desmaia ou se sente doente. A qualquer momento, o Autoland pode ser desativado com o pressionar de um botão, se, por exemplo, o piloto puder novamente continuar a pilotar a aeronave.

O sistema, cujos reguladores precisarão de certificação, estará disponível em breve nos aviões Cirrus Vision Jet e Piper M600. Eventualmente, a Garmin ampliará o seu mercado. No processo, muitas vidas serão salvas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Tenho pensado numa solução um pouco mais avante, a possibilidade de o avião poder ser controlado por um piloto em terra, assim como se fosse um drone, sobrepondo-se aos comandos do piloto no ar.
    Isso evitaria que doenças, também mentais como suicídio do piloto, e outras ocorrências no ar se viessem a a tornar acidentes mortais.
    Não me parece muito descabido desde que se pense na segurança de esse sistema não poder ser corrompido.

    • É uma ideia mas tem grande falha. Se é possivel alguém aceder remotamente é possível ser hakeado. E se o é é uma possivel arma terrorista. Esse sistema foi proposto em 2000 e na mesma reunião foi descartado por essa possivel falha.
      Como se sabe não existem sistemas seguros.
      Abraço

  2. Não percebo porque só em caso de emergência…. ponham lá o botão (na verdade o sistema) e esse que efectue as aterragens.
    Na verdade, já hoje os pilotos fazem pouco. Estão lá porque as pessoas ainda não embarcariam num avião sem pilotos -mas isso não é garantia de maior segurança. Leiam as estatísticas e verão que 80% dos incidentes aéreos são devidos a erro humano (ou sequência de erros humanos).

RESPONDER

Maioria dos cuidadores informais desconhecem que podem aceder a um estatuto

A maioria dos cuidadores informais inquiridos num estudo do movimento que lhes quer "dar voz" revela desconhecer o estatuto em vigor há um ano e queixa-se da falta de apoios para prestar cuidados, mas também …

Novo Banco avança com ação contra empresas de Berardo para cobrar 3,5 milhões de euros

O Novo Banco avançou com uma nova ação de execução contra duas empresas de José Berardo, no valor de 3,5 milhões de euros. O Novo Banco interpôs uma ação de execução ordinária contra a Metalgest e …

Fauci prevê que seja retomado o uso da vacina da Johnson & Johnson nos EUA

Anthony Fauci prevê que o regulador norte-americano ponha fim à pausa temporária do uso da vacina da Johnson & Johnson (J&J) contra a covid-19. Acrescentou ainda que acredita que a decisão será tomada até sexta-feira. "A …

Relatório secreto aponta o dedo à CMVM, auditoras e Angola na queda do BES

O Banco de Portugal não será o único culpado pela queda do BES. O Relatório Costa Pinto aponta o dedo à CMVM, à KPMG e PwC, e ao Banco Nacional de Angola. O Relatório Costa Pinto …

Avança 3.ª fase do desconfinamento. Shoppings, lojas, restaurantes e espetáculos de volta

Esta segunda-feira, a generalidade do país avança para a terceira fase do processo de desconfinamento. A última fase acontece daqui a duas semanas, a 3 de maio. Na generalidade do território nacional vai ser possível, a …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já há …

Ventura vai "atrás" de Costa (e espera um milhão de votos nas legislativas)

O Chega organizou, este domingo, uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura sublinhou que o partido não tem medo e que "só o povo" pode fazê-lo. O presidente do Chega afirmou, este domingo, que …

Juiz-Anti-Confinamento

"Pelos castelos de Portugal" em protestos ilegais, juiz anti-confinamento não pode ser detido

O juiz Rui Fonseca e Castro, que se tornou conhecido pela postura anti-confinamento tem reunido vários apoiantes em protestos sem máscaras e sem distanciamento social. Mas, apesar da detenção de alguns desses apoiantes, o magistrado …

Navalny. Ministros europeus analisam situação de opositor russo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão analisar a situação de Alexei Navalny, opositor à Presidência russa cujo estado de saúde se agravou devido à greve de fome que iniciou na prisão, anunciou este domingo …

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …