Um quilo vai deixar de ser um quilo

International Bureau of Weights and Measures

Protótipo Internacional do Quilograma (IPK)

Sim, é verdade: um quilo vai deixar de ser um quilo. Esta alteração, que entrará em vigor em abril do próximo ano, não afeta a utilização quotidiana da medida, mas sim a abordagem científica.

A titânica batalha científica que nos últimos anos colocou químicos e físicos a lutar para que um quilo seja sempre um quilo vai aparentemente chegar ao fim.

Na próxima semana, o Comité Internacional de Pesos e Medidas vai reunir-se para repensar a unidade padrão de massa. A mudança acontece depois de a medida ter revelado um desvio de 50 microgramas no padrão estabelecido internacionalmente há 129 anos, segundo avança o jornal ABC.

No final da Revolução Francesa, no século XVIII, ficou convencionado que um quilograma representaria a massa de um decímetro cúbico de água destilada a 3,98 graus, que é a temperatura em que a água tem uma maior densidade numa atmosfera de pressão normal.

Em 1875, o significado do quilograma passou além-fronteiras durante a Convenção do Metro, que aconteceu em Paris, tendo sido criado o Comité Internacional de Pesos e Medidas, de que fazem parte 18 membros, com o objetivo de garantir a uniformidade das unidades de medida.

Anos mais tarde, em 1889, surgiu a necessidade de concretizar fisicamente esta medida num formato mais simples de reproduzir. Assim nasceu o Grande Quilo, um cilindro com uma altura e um diâmetro de 39 milímetros construído 90% em platina e 10% em irídio, que representava a unidade.

Mas esta abordagem à definição das unidades de medida padrão tem um pequeno problema: os protótipos físicos, mesmo que a uma escala microscópica, tendem a perder propriedades.

Segundo o Diário de Notícias, foram ainda feitas 40 réplicas, cuja massa, com a passagem do tempo, se desviou do protótipo original guardado em Paris, existindo variações entre as diferentes réplicas, inclusive.

Durante a 26.ª Conferência Internacional de Física Atómica, que decorreu em Barcelona, o físico William Phillips, Nobel em 1997, explicou o problema, mostrando uma réplica do Protótipo Internacional do Quilograma (IPK), um cilindro de platina-irídio que define a unidade de massa do Sistema Internacional desde o século XIX: “Se eu sujar isto com as mãos, automaticamente todos vocês pesarão menos. Isto precisa de ser arranjado”.

Os cientistas que estudam a medição de grandezas vão agora redefinir as unidades de medida de massa (quilograma), corrente elétrica (ampere), quantidade de substância (mol) e temperatura (Kelvin) com base em constantes da natureza, para que estas medidas não possam continuar a variar.

A grande alteração: o quilo vai passar a ser uma medida universal, desprovida de uma unidade física que a defina. Apesar de o valor continuar a ser o mesmo, será calculado a partir da “constante de Planck“, que representa um papel crucial na física quântica.

A inspiração para uma nova definição veio do metro, medida que também é uma unidade básica no Sistema Internacional. Em 1983, o metro deixou de ser “o comprimento de uma barra de platina guardada em Paris” para passar a corresponder à “distância viajada pela luz em 1 / 299,792,458 segundos”.

Esta mudança não altera nem afeta em nada a utilização quotidiana da medida. “Na realidade não importa quanto pesa um quilo se todos trabalharmos com a mesma norma”, diz Peter Cumpson, professor de Sistemas Microeletromecânicos.

“O problema é existirem pequenas diferenças em todo o mundo. O protótipo internacional do quilograma e as suas 40 réplicas estão a crescer a um ritmo diferente, afastando-se do original”.

Esta mudança entrará em vigor em abril de 2019. Na reunião da próxima semana, do Comité Internacional de Pesos e Medidas, serão ainda revistas outras unidades como o ampere, o kelvin e o mol.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Pois, onde se escreveu “…Na próxima semana, o Comité Internacional de Pesos e Medidas vai reunir-se para repensar a unidade padrão do peso”, provavelmente deveria estar “massa” em vez de “peso”.

RESPONDER

"Tratam-nos assim por causa da cor da nossa pele". Polícias nos EUA filmados a chicotear migrantes

Fotos e vídeos mostram polícias na fronteira a carregar contra migrantes e a usar objectos semelhantes a chicotes. A Casa Branca já condenou a situação e promete que vai investigar o sucedido. Pareciam imagens do tempo …

Benfica: a principal ameaça na Liga dos Campeões será Darwin

Pelo menos é a visão catalã. Benfica é o próximo adversário do Barcelona. Mais um jogo, mais uma vitória. O Benfica só sabe ganhar no campeonato português, para já, e na noite passada venceu em casa …

Estado vai financiar formação de funcionários públicos em universidades e politécnicos

Verbas destinadas ao projeto provêm do Orçamento do Estado e do Plano de Recuperação e Resiliência — cerca de 600 milhões. O Estado vai financiar, inteira ou parcialmente, as formações profissionais dos profissionais públicos, através do …

Sevilha rescinde com jogador por má forma física

O Sevilha anunciou a rescisão de contrato com o defesa-central Joris Gnagnon por falta de profissionalismo relativamente à sua forma física. De acordo com o jornal A Bola, o Sevilha rescindiu contrato com o defesa-central francês …

"O nosso Governo está pronto". Trudeau volta a ganhar as eleições - mas sem maioria absoluta

O líder do Partido Liberal do Canadá (LP) Justin Trudeau disse hoje, depois de ganhar as eleições gerais do país, que os eleitores canadianos escolheram "um plano progressivo" e que está pronto para formar um …

Travar margens nos combustíveis pode acabar por prejudicar os consumidores (e até fechar bombas)

A proposta de lei do Governo aprovada, na semana passada, para a limitação das margens das petrolíferas nos preços dos combustíveis pode acabar por travar a concorrência e até levar ao encerramento de bombas de …

"Nunca se pode tirar Messi" (mas há um gesto que pode explicar a sua substituição)

A substituição de Messi, e a forma como reagiu, no jogo entre o Paris Saint-Germain e o Lyon da Liga francesa, continua a dar que falar. E agora avança-se a possibilidade de o craque argentino …

Médicos querem que norma de isolamento tenha em conta a atual taxa de vacinação

Com o regresso às aulas, médicos de saúde pública defendem a revisão da norma referente ao isolamento de contactos de risco, para que esta tenha em consideração a elevada taxa de vacinação. O ano letivo arrancou …

Com Moedas como alvo e Temido como "guardiã", Medina prometeu um novo futuro para Lisboa

O candidato da coligação PS/Livre à presidência da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, acusou a direita de ambicionar nas autárquicas de domingo “a segunda volta do jogo que perdeu na disputa do poder legislativo”. Fernando Medina …

Descoberto sistema de esgotos intacto construído por romanos há 2.000 anos

Uma equipa de arqueólogos turcos encontrou um sistema de esgotos perfeitamente intacto na antiga cidade de Tripolo no Meandro. A infraestrutura foi construída por romanos. A antiga cidade de Tripoli no Meandro — também conhecida por …