Um “portal no Espaço-Tempo”: a nova livraria cósmica que vai querer visitar

“Da esfera armilar aos foguetes espaciais, da observação de estrelas à travessia do vazio”, com os livros a ver tudo. Num cruzamento entre a astronomia e a literatura, a Huai’an Zhongshuge é o mais recente projeto da X+Living, conhecida pelos seus designs “fora da caixa”.

A X+Living, empresa conhecida por criar livrarias imaginativas na China, revelou recentemente outra obra-prima em Huai’an.

Aderindo ao tema “cósmico”, a nova livraria Huai’an Zhongshuge destaca-se pelo seu design interior — um “portal no Espaço-Tempo” que procura proporcionar uma fuga das típicas estruturas de concreto encontradas em Huai’an.

O interior da livraria tem “instrumentos astronómicos” de grande escala organizados em anéis concêntricos, espalhados por 810 metros quadrados distribuídos por dois pisos.

“Como se elevasse lentamente de um mar de estrelas, as estantes como instrumentos astronómicos emitem uma gravidade maravilhosa, luzes ambientais dispersando uma luminância ilusória”, descreve a X+Living, de acordo com o New Atlas.

“As paredes das estantes em madeira escura e as texturas refinadas de mármore esboçam em conjunto um espaço sideral sem limites, onde estruturas irregulares estão dispostas esporadicamente, parecendo aderir a regras que regem os movimentos celestiais, formando partes mecânicas precisas e gigantescas”, completa, enfatizando ainda a importância dos livros na exploração humana do espaço exterior.

“Indivíduos em miniatura vagueiam dentro dos instrumentos, toneladas de livros espalhados contêm mundos infinitos, vislumbrando os mistérios do cosmos. Da antiguidade até o presente, a exploração do espaço exterior pela humanidade nunca cessou — da esfera armilar aos foguetes espaciais, da observação de estrelas à travessia do vazio, com os livros a testemunhar tudo isso”, diz a empresa.

O interior da biblioteca cósmica é visível para quem passa, e convida a entrar. Uma das exibições circulares incorpora de forma inteligente uma escada que leva ao piso superior, rodeada por outras exibições com livros. O arranjo das estantes e exibições imita planetas de tamanhos variados, valorizando a experiência cósmica.

Além do seu design impressionante, a Huai’an Zhongshuge também inclui espaços funcionais como uma área de leitura, um café e uma área infantil. A secção infantil dá continuidade ao tema espacial com robôs coloridos e um satélite, tornando-a um espaço cativante para jovens leitores.

Os designs da X+Living não são apenas aplicados em livrarias, mas também em hotéis, escritórios ou restaurantes, entre outros. Pode dar uma vista de olhos nos seus interiores extravagantes aqui.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.