Um estendal de sacos de plástico na Assembleia contra a distribuição gratuita

A associação ambientalista Quercus vai instalar um “estendal” em frente à Assembleia da República, alertando os deputados para o problema ambiental e económico da utilização de sacos de plástico, e propõem a suspensão gradual da sua oferta nas lojas.

Para marcar o Dia Internacional sem Sacos, assinalado na quinta-feira, a associação de defesa do ambiente vai “colocar um estendal em frente da Assembleia da República (AR) para alertar para o problema do uso excessivo de sacos descartáveis”, disse hoje à agência Lusa Carmen Lima, da Quercus.

“Vamos apresentar a todos os grupos parlamentares da AR um parecer sobre o uso excessivo dos sacos de plástico e uma proposta para legislar a redução da distribuição gratuita dos sacos descartáveis no grande e pequeno retalho”, avançou.

carmen.m.lima / Facebook

Carmen Lima, responsável da Quercus

Carmen Lima, responsável da Quercus

Carmen Lima explicou que esta “não é uma proposta radical e o objetivo é que no prazo de quatro anos se vá reduzindo gradualmente até a total suspensão da distribuição gratuita de sacos descartáveis“, para que haja adaptação da parte dos clientes já habituados à oferta nas lojas.

A Quercus propõe para o grande retalho metas de diminuição da oferta de sacos e a aplicação de campanhas de sensibilização aos clientes sobre “os problemas do uso excessivo de sacos descartáveis e a necessidade de educar e adotar novamente hábitos mais sustentáveis, de optar por sacos reutilizáveis e trazer sacos de casa”.

As estimativas apontam para que cada português utilize cerca de 466 sacos descartáveis por ano, uma média que desce para 198 no total da Europa.

Impacto ambiental

Um trabalho da Faculdade de Ciências e Tecnologia concluiu que 97% da poluição marinha corresponde a resíduos de plástico e destes 27% são elementos que incluem fragmentos de sacos de plástico descartáveis, que permanecem na natureza até 500 anos e, ao dividir-se em pequenos fragmentos, são confundidos com alimentos pelos animais que os ingerem.

“É um problema grave que está a tomar proporções muito elevadas, a nível ambiental e na economia”, pois as zonas costeiras, como as praias, também registam uma grande contaminação por plástico, o que tem impactos, por exemplo, no turismo, defendeu Carmen Lima.

Para a Quercus, as lojas devem decidir as medidas para substituir a oferta de sacos, do uso de sacos reutilizáveis ou de papel, à instalação de eco-caixas (que não oferecem sacos) ou a aplicação de uma taxa por cada saco.

Na Europa, enquanto a Irlanda suspendeu a distribuição gratuita de sacos, a França anunciou ir seguir o mesmo caminho, a Itália substituiu os descartáveis por biodegradáveis, Espanha deixa ao cliente a opção de escolha do material, em quatro possibilidades.

O PS e Os Verdes apresentam propostas para reduzir os sacos de plástico e promover a reutilização, com os socialistas a defender um sistema de desconto mínimo sobre o preço dos produtos vendidos ao consumidor, não inferior a 0,05 euros (cinco cêntimos), por cada cinco euros de compras, quando o cliente prescindir dos sacos de plástico gratuitos.

Os Verdes recomendam ao Governo que defina metas “significativas” para a redução da utilização de sacos, que não deve ficar abaixo de 80% nos próximos cinco anos.

Em meados de abril, o Parlamento Europeu aprovou medidas no sentido de reduzir, em pelo menos 80%, a utilização de sacos de plástico até 2019.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …