O rei Viking que inspirou o Bluetooth pode, afinal, não ter sido enterrado na Polónia

Mais de mil anos após a sua morte no território que corresponde à atual Polónia, um rei europeu cuja alcunha inspirou a tecnologia sem fios está no centro de uma disputa arqueológica.

De acordo com as crónicas da Idade Média, o Rei Harald “Bluetooth” Gormsson da Dinamarca adquiriu a sua alcunha por cortesia de um dente, provavelmente morto, que tinha uma tonalidade azulada. Um texto da época diz também que o rei Viking foi enterrado em Roskilde, na Dinamarca, no final do século X.

Mas novas investigações levadas a cabo por um arqueólogo sueco e um investigador polaco parecem indicar um novo rumo. As publicações recentes, e separadas, localizaram o seu local de sepultamento mais provável na aldeia de Wiejkowo, numa área do noroeste da Polónia que tinha laços com os Vikings na época de Harald.

Marek Kryda, autor do livro “Viking Poland”, explicou à The Associated Press que um “monte pagão” que o investigador afirma ter localizado sob a igreja católica romana do século XIX de Wiejkowo, provavelmente é a casa dos restos mortais do rei. Kryda disse ainda que imagens de satélite geológicas disponíveis num portal do governo polaco revelavam uma forma rotunda que parecia um monte funerário viking.

Mas o arqueólogo sueco Sven Rosborn tem uma opinião distinta, argumentando que Kryda está errado porque Harald, que se converteu do paganismo ao cristianismo e fundou igrejas na área, deve ter recebido uma sepultura apropriada ao seu estatuto algures no adro da igreja.

A mesma fonte indica que os historiadores no Museu Nacional Dinamarquês em Copenhaga dizem estar familiarizados com a “sugestão” de que Wiejkowo é o local de sepultamento de Harald. Rosborn pormenorizou a sua pesquisa no livro “O Tesouro Dourado do Rei Viking” de 2021 e Kryda desafiou algumas das descobertas do sueco no seu próprio livro publicado este ano.

Harald, que morreu em 985, provavelmente em Jomsborg – que se crê ser agora a cidade polaca de Wolin – foi um dos últimos reis vikings a governar o que é agora a Dinamarca, o norte da Alemanha, e partes da Suécia e Noruega – tendo espalhado o cristianismo no seu reino.

A empresa sueca de telecomunicações Ericsson deu o nome do rei à sua tecnologia de ligação sem fios Bluetooth, refletindo como ele uniu grande parte da Escandinávia durante a sua vida. O logótipo da tecnologia foi concebido a partir das letras rúnicas escandinavas para as iniciais do rei, HB.

Rosborn, o antigo diretor do Museu da Cidade de Malmo da Suécia, foi estimulado na sua busca em 2014 quando uma menina de 11 anos procurou a sua opinião sobre um pequeno objecto sujo, parecido com uma moeda, com um texto de aspecto antigo, que estava na posse da sua família há décadas.

Uma equipa de especialistas determinou que o disco de ouro fundido que despertou a curiosidade de Maja Sielski datava do século X. A inscrição em latim no que é agora conhecido como “Curmsun disc” diz: “Harald Gormsson (Curmsun em latim) rei dos dinamarqueses, Scania, Jomsborg, cidade de Aldinburg”.

A família de Sielski, que se mudou da Polónia para a Suécia em 1986, disse que o disco provinha de um tesouro encontrado em 1841 num túmulo debaixo da igreja Wiejkowo, que substituiu uma capela medieval.

A família Sielski entrou na posse do disco, juntamente com os arquivos paroquiais Wiejkowo que continham crónicas medievais em latim, em 1945, uma vez que a antiga área alemã estava a tornar-se parte da Polónia em resultado da Segunda Guerra Mundial.

Um membro da família conhecedor do latim compreendeu o valor das crónicas – que datavam já do século X, tendo traduzido algumas delas para a língua polaca. Mencionam Harald, outro facto que liga a igreja Wiejkowo a ele. A ilha vizinha do Mar Báltico e a cidade de Wolin cultiva a história viking da região: tem uma pedra rúnica em honra de Harald Bluetooth e realiza festivais anuais de eslavos e vikings.

Kryda diz que o disco Curmsun é “fenomenal” com a sua inscrição significativa e insiste que valeria a pena examinar Wiejkowo como local de sepultamento de Harald, mas não há planos atuais para quaisquer escavações.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.