Um dinossauro ferido deixou para trás pegadas invulgares

2

Lucas Attwell / DeviantAr

Os dinossauros terópodes, que caminhavam em duas patas, eram propensos a lesões nos dedos

Foi encontrado um conjunto de pegadas de dinossauro em Espanha com características invulgares. O animal parecia ter um pé ferido.

De acordo com um novo estudo, publicado a 6 de abril na PLOS ONE, as pegadas indicam que o dinossauro estava ferido.

As pegadas fósseis de espécies são uma excelente fonte de informação sobre o comportamento de animais extinto, segundo a Phys Org.

Neste estudo, os investigadores examinam um solo que contém seis pegadas de um dinossauro terópode não identificado, conservado na localidade de Las Hoyas, em Espanha, com cerca de 129 milhões de anos.

Os autores utilizaram uma variedade de técnicas para descrever as pegadas e para as comparar com outras marcas existentes.

Observaram que os rastos feitos pelo pé direito mostram os três dedos dos pés, mas que um dedo do pé esquerdo é representado apenas por marcas extremamente curtas e de forma irregular no sedimento, indicando uma lesão ou deformidade.

Universidad Autónoma de Madrid

Pegadas do dinossauro lesionado

Além disso, as pegadas são mais espaçadas do que as típicas marcas de terópodes, indicando que este dinossauro ajustou a sua marcha para compensar o seu pé lesionado. Isto é ainda sustentado por certas deformações nas pegadas, que sugerem que o animal estava a colocar mais peso de um dos lados.

Os autores notam que deformidades semelhantes nos dedos dos pés e comportamentos compensadores do mesmo género são também observados nas aves modernas. As patas de terópodes fósseis são frequentemente encontradas com lesões nos dedos dos pés.

Esta evidência mostra como este dinossauro, e talvez muitos outros, encontraram formas de sobreviver apesar dos contratempos patológicos.

“Estudámos uma das melhores evidências de terópodes com uma deformidade do pé, impresso num tapete microbiano, enquanto centenas de peixes nadavam por lá”, conclui a equipa de investigação.

ZAP //

2 Comments

  1. Eu não sou mais esperto que vós, mas um terapode, desloca-se em 4 pernas, e o animal da ilustração desloca-se em 2, em que ficamos?

    • Na realidade existem muitas referências na internet de que terópode refere-se a criaturas bípedes:
      «Os Terópodes, que significa “besta de pé”, são um grupo de dinossauros diversos e bípedes, pertencentes à ordem saurischia, primordialmente …»

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.