Um asteróide passa esta noite junto à Terra

Segundo informações da NASA, um asteroide de grandes dimensões, com cerca de 2,5 quilómetros de largura, vai passar perto da Terra na noite de Natal. No entanto, a agência espacial norte-americana garante que não há motivos para alarme.

O asteroide em causa, o 2003 SD220, passará a uma distância 28 vezes superior à que separa o planeta da Lua, a 11 milhões de quilómetros, o que, mesmo assim, em termos astronómicos, é considerada próxima.

O 2003 SD220 foi descoberto há dois anos, mas não figura na lista de objetos perigosos para a Terra, indicou à agência AFP uma astrónoma do Observatório de Paris, Maria-Antonietta Barucci.

A próxima passagem prevista de um asteroide perto da Terra será a 13 de abril de 2029, com o Apophis, a 30 mil quilómetros, uma distância cerca de dez vezes inferior à que separa o “planeta azul” da Lua.

No céu, será visível, a olho nu, como um ponto luminoso em movimento.

“Mas não será também perigoso” para a Terra, assegurou Maria-Antonietta Barucci.

Colisões entre a Terra e corpos com mais de 1 km comprimento ocorrem a cada cem mil anos, assinalou Mark Bailey, diretor do Observatório Armagh, na Irlanda do Norte.

Segundo Bailey, o asteroide que há 65 milhões de anos levou à extinção dos dinossauros e de 75% das formas de vida conhecidas, de acordo com peritos, “era dez vezes maior do que o 2003 SD220″.

A 31 de outubro, Dia das Bruxas, o asteróide 2015 TB145, quatro vezes maior do que um campo de futebol, passou, em segurança, perto da Terra, a 480 mil quilómetros, uma distância 1,3 vezes maior do que a que separa o “planeta azul” da Lua.

Os parâmetros da órbita que o 2015 TB145 apresentava eram próprios de um cometa extinto ou adormecido, segundo o Instituto de Astrofísica das Canárias, em Espanha.

A agência espacial europeia ESA tenciona testar, no fim de 2016, a tecnologia de um telescópio capaz de identificar automaticamente a órbita de corpos celestes potencialmente ameaçadores para a Terra, a maiores distâncias.

De acordo com a ESA, haverá cerca de 5 mil objetos do tamanho do 2015 TB145 na zona de proximidade da Terra, sendo que uma fração significativa deles ainda não foi descoberta.

Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura tem "receio" que partido seja ilegalizado

Este domingo, o Chega vai organizar uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura admitiu ter um "receio muito significativo". O Observador avança que a manifestação tem início no Príncipe Real, passa pelo Tribunal Constitucional …

Três mortos e 441 novos casos em Portugal

Este domingo, Portugal regista mais três mortes e 441 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Autoridades brasileiras ilibam João Loureiro

João Loureiro já não é suspeito no processo que envolve a apreensão de um avião com 500 quilos de cocaína, segundo as autoridades brasileiras. As autoridades brasileiras descartaram, este sábado, qualquer ligação do advogado português João …

No Canadá, há dois rios que se encontram (mas não se misturam)

Em Nunavut, no Canadá, há dois rios que se encontram, mas não perdem a sua aparência individual enquanto se movem sinuosamente pela tundra. O Back River flui para o norte em direção ao Oceano Ártico. Ao …

Russos acusados de explosão na República Checa são suspeitos de envenenar Skripal

Os dois suspeitos russos, envolvidos na explosão que matou duas pessoas em 2014 na República Checa, têm os mesmos passaportes que os dois homens acusados de envenenar, com o agente nervoso novichok, o espião Sergei …

Numa cidade na Nova Zelândia, a Páscoa resume-se a exterminar coelhos

Em Alexandra, na região de Otago, os coelhos são considerados pragas, uma espécie que ameaça a biodiversidade do país e a agricultura. Elle Hunt, correspondente do The Guardian em Auckland, na Nova Zelândia, escreveu um artigo …

Reavaliação de barragens da EDP ficou por fazer, depois de Governo ter recuado na decisão

No início do ano passado, o ministério do Ambiente considerou ser necessário reavaliar as barragens da EDP, mas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Parpública disseram não ter competências para fazer a avaliação …

Portugal bateu recorde de vacinação no sábado. Foram administradas 120 mil vacinas

Este sábado, Portugal registou um recorde diário de pessoas vacinadas contra a covid-19. No total, foram administradas 120 mil doses da vacina. De acordo com os números avançados pela task force responsável pelo plano de vacinação, …

Os milionários estão a fugir de Nova Iorque

A cidade de Nova Iorque está a preparar-se para enfrentar para um êxodo dos seus residentes mais ricos após as autoridades terem aprovado um orçamento que fará com que paguem a maior taxa de impostos …