Um asteróide passa esta noite junto à Terra

Segundo informações da NASA, um asteroide de grandes dimensões, com cerca de 2,5 quilómetros de largura, vai passar perto da Terra na noite de Natal. No entanto, a agência espacial norte-americana garante que não há motivos para alarme.

O asteroide em causa, o 2003 SD220, passará a uma distância 28 vezes superior à que separa o planeta da Lua, a 11 milhões de quilómetros, o que, mesmo assim, em termos astronómicos, é considerada próxima.

O 2003 SD220 foi descoberto há dois anos, mas não figura na lista de objetos perigosos para a Terra, indicou à agência AFP uma astrónoma do Observatório de Paris, Maria-Antonietta Barucci.

A próxima passagem prevista de um asteroide perto da Terra será a 13 de abril de 2029, com o Apophis, a 30 mil quilómetros, uma distância cerca de dez vezes inferior à que separa o “planeta azul” da Lua.

No céu, será visível, a olho nu, como um ponto luminoso em movimento.

“Mas não será também perigoso” para a Terra, assegurou Maria-Antonietta Barucci.

Colisões entre a Terra e corpos com mais de 1 km comprimento ocorrem a cada cem mil anos, assinalou Mark Bailey, diretor do Observatório Armagh, na Irlanda do Norte.

Segundo Bailey, o asteroide que há 65 milhões de anos levou à extinção dos dinossauros e de 75% das formas de vida conhecidas, de acordo com peritos, “era dez vezes maior do que o 2003 SD220″.

A 31 de outubro, Dia das Bruxas, o asteróide 2015 TB145, quatro vezes maior do que um campo de futebol, passou, em segurança, perto da Terra, a 480 mil quilómetros, uma distância 1,3 vezes maior do que a que separa o “planeta azul” da Lua.

Os parâmetros da órbita que o 2015 TB145 apresentava eram próprios de um cometa extinto ou adormecido, segundo o Instituto de Astrofísica das Canárias, em Espanha.

A agência espacial europeia ESA tenciona testar, no fim de 2016, a tecnologia de um telescópio capaz de identificar automaticamente a órbita de corpos celestes potencialmente ameaçadores para a Terra, a maiores distâncias.

De acordo com a ESA, haverá cerca de 5 mil objetos do tamanho do 2015 TB145 na zona de proximidade da Terra, sendo que uma fração significativa deles ainda não foi descoberta.

Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …