O último eclipse do ano vai criar um “Anel de Fogo” nos céus

NASA

Eclipse anular do Sol capturado pela NASA em janeiro de 2011

O último eclipse solar deste ano será visível a 26 de dezembro, um dia depois do Natal, criando um “Anel de Fogo” nos céus. A Lua vai cobrir o Sol, deixando visível os contornos do nosso astro e criando assim o efeito visual.

O eclipse parcial, detalha o portal Science Alert, poderá ser observado no sul da Índia, em Sinagapura, na Malásia, bem como em algumas regiões da Indonésia e alguns países da Península Arábica, como a Arábia Saudita, Qatar, Omã ou Emirados Arábes Unidos.

O fenómeno começará a ser visível nos céus na Arábia Saudita, terminando no Pacífico ocidental depois de atravessar as várias regiões acima mencionadas. De acordo com o jornal India Today, a maior obstrução do Sol ocorrerá na Índia (89%).

A imagem animada abaixo apresentada apresenta as áreas do mundo onde será possível ver o fenómeno. A sombra mostra onde se verá o eclipse parcial.

Fred Espenak/A. T. Sinclair/NASA

Dá-se um eclipse solar quando a Terra, o Sol e a Lua se alinham perfeitamente, fazendo com que o nosso satélite natural cubra a luz do nosso astro, criando uma espécie de “sombra” na superfície terrestre.

Um eclipse solar total ocorre quando a Lua está mais próxima da Terra. Em sentido oposto, um eclipse parcial ocorre quando satélite está mais distante, criando um efeito visual semelhante a um “Anel Dourado” ou um “Anel de Fogo”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Exmos. Srs.
    Lamento informar, mas a notícia está incorreta, não se chama eclipse parcial, mas sim eclipse anular, o eclipse que ocorrerá no próximo dia 26.
    Existem 3 tipos de eclipses, os parciais, totais e anulares.
    Os totais ocorrem quando a Lua está mais próxima de nós e o diâmetro angular excede o diâmetro angular solar, assim consegue cobrir totalmente o sol quando perfeitamente alinhados, o seja, o cone de sombra da Lua atinge a superfície da Terra. No eclipse anular a Lua está mais afastada e o seu tamanho angular é inferior ao do Sol, assim quando a Lua estiver perfeitamente alinhada, vê-se o disco negro lunar rodeado por um anel brilhante da parte do Sol que não é coberto pela Lua por este ter o tamanho angular maior, ou seja, neste caso o cone de sombra não atinge a superfície terrestre.
    O eclipse parcial, dá-se sempre que não haja o perfeito alinhamento entre o ponto da superfície terrestre em que se observa o eclipse, a Lua e o Sol, neste caso o Sol fica com o aspeto de ter sofrido uma dentada, ou com o aspeto da Lua em quarto crescente.

RESPONDER

China parece ter controlado segunda vaga de coronavírus em 21 dias, sem registar mortes

A China parece ter controlado a segunda vaga de covid-19 após um surto que começou num mercado de Pequim, em junho, e que levou a pelo menos 328 novos casos e ao encerramento parcial da …

Guerra aberta pelo ouro da Venezuela em Inglaterra. Maduro ordena investigação ao "roubo"

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, ordenou uma "investigação penal" ao que denomina "o roubo de ouro venezuelano" que está depositado no Banco Central de Inglaterra. Esta é a resposta do governante depois de o Tribunal …

Hospitais da Papua-Nova Guiné recusam atender grávidas. Médico aconselha mulheres a evitar gravidez

Um obstetra da Papua-Nova Guiné aconselhou as mulheres daquele país a não engravidarem nos próximos dois anos, revelando que o medo de transmissão do coronavírus tem levado os hospitais a recusarem atender grávidas. Segundo noticiou esta …

China vai encerrar gradualmente todos os mercados de aves vivas

A China vai fechar gradualmente todos os mercados onde aves vivas são vendidas, visando reduzir os riscos para a saúde pública, informou hoje a imprensa oficial. Chen Xu, alto funcionário da Administração Estatal de Regulação do …

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …