Esta terça-feira vamos ter a última “Lua de sangue” até 2025

A Lua cheia de Novembro vai erguer-se durante um eclipse lunar total, que será o último até Março de 2025. O fenómeno não será visível na Europa.

A Lua cheia de Novembro vai ser visível nos nossos céus esta terça-feira e atingirá o seu pico às 10h da manhã — no Tempo Universal Coordenado (que é também o fuso horário de Portugal continental e da Madeira. Vai continuar cheia e brilhante até dia 10, de acordo com a NASA.

Quem estiver na América do Norte também poderá ver um eclipse lunar total que será o último dos próximos três anos, com Lua a começar a ficar na parte mais escura da sombra da Terra por volta das 9h17 da manhã no Tempo Universal Coordenado (que é também o fuso horário de Portugal continental e da Madeira).

Nesta fase, quando está totalmente na sombra, a Lua terá um tom vermelho que lhe vale o termo “Lua de sangue”. Esta cor deve-se a um fenómeno conhecido como Rayleigh, que acontece quando a luz solar colide com a atmosfera terrestre, o que causa a dispersão da luz azul e o reflexo da luz vermelha na Lua. A intensidade (ou falta dela) do tom vermelho nosso satélite varia de acordo com o efeito de erupções vulcânicas, tempestades de pó e incêndios.

Não são precisos binóculos ou telescópios para se ver a Lua, mas nem todas as regiões da Terra poderão observar o fenómeno — só será visível na América do Norte e do Centro e nas zonas ocidentais da Venezuela e do Peru, na América do Sul. O eclipse também será visível na Ásia, na Austrália e na Nova Zelândia.

A Lua cheia de Novembro é também conhecida como “Lua do castor”, pelo que esta lua será uma “Lua de sangue de castor“.

O termo “Lua de castor” nasceu durante os anos 30, quando o almanaque dos agricultores do estado norte-americano do Maine começaram a usar os nomes dados pelas tribos nativas para as luas, relata o Live Science.

A Lua de Novembro foi apelidada em honra dos castores porque estes animais costumam proteger-se nos seus abrigos por volta de meados do outono. Esta é também a altura do ano quando os caçadores se aventuram para tentarem recolher peles quentes de castor para o Inverno.

O próximo eclipse lunar total só acontecerá a 14 de Março de 2025.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.