Última jogada no Geórgia-Portugal: “E agora? Queremos empatar ou ganhar?”

(dr) Federação Portuguesa de Rugby

Samuel Marques em acção no Geórgia-Portugal

Momento curioso, e invulgar, protagonizado por Samuel Marques, nos últimos segundos deste jogo de râguebi.

A selecção portuguesa de râguebi conseguiu algo que nenhuma selecção tinha conseguido, na qualificação europeia para o Mundial 2023: tirar pontos à Geórgia. A turma georgiana tinha vencido os cinco jogos anteriores mas, à sexta jornada do Campeonato da Europa, foi travada em casa, empatando (25-25) com Portugal.

No duelo realizado neste domingo no Estádio Mikheil Meskhi, em Tiblissi, o primeiro ensaio foi conseguido por Akaki Tabutsadze, perto da meia hora, que depois da transformação colocou a equipa da casa a ganhar por 10-6.

Portugal conseguiu responder perto do intervalo, passou para a frente graças a um ensaio de Manuel Cardoso Pinto, mas já depois dos 40 minutos regulamentares Grigor Kerdikoshvili fez o 15-11, resultado no descanso.

Entre os 50 e os 57 minutos, e aproveitando uma vantagem temporária no número de jogadores em campo – cartão amarelo a Mirian Modebadze – Portugal chegou a dois ensaios, por Rodrigo Marta e José Lima. Ambos transformados e, de repente, 18-25 no marcador.

Mas Tornike Jalagonia conseguiu mais um ensaio, a um quarto de hora do final, que foi transformado, e assim se fechou o resultado com um empate a 25 pontos.

O momento mais curioso surgiu mesmo na última jogada. Aos 80 minutos a Geórgia tinha a bola e estava dentro dos últimos 22 metros, muito perto do ensaio; Portugal recuperou a bola e, após uma infracção adversária, podia escolher: ou atiraria a bola para fora do campo e o jogo acabaria imediatamente, ou jogaria à mão e tentaria atravessar o campo (quase) todo para chegar à vitória, através de um ensaio ou de um pontapé aos postes.

Samuel Marques tinha a bola nas mãos e queria atirá-la para fora. Mas pediu calma a compatriotas que preferiam jogar – a transmissão televisa não mostrou quem eram os jogadores contrariados. A conversa (e alguns olhares de lado) continuou entre os portugueses, até que Samuel Marques perguntou ao seleccionador o que era para fazer. Recebeu a resposta, confirmou pela segunda vez, e atirou mesmo a bola para fora.

Portugal está no quarto lugar e tem 16 pontos, menos um do que a Espanha e menos dois do que a Roménia – a segunda classificada segue directamente para o Mundial, a terceira vai jogar um play-off. A Geórgia lidera com margem confortável, somando 26 pontos. Faltam quatro jornadas.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.