Ufa! Afinal, o asteróide “assassino de cidades” já não é um perigo para a Terra

1

O asteróide YR4, que chegou a ter uma probabilidade de 3,1% de chocar com a Terra em 2032, é agora, após a mais recente revisão de dados da NASA, considerado  inofensivo.

Um asteróide que se temia ter uma probabilidade recorde de atingir a Terra em 2032 foi oficialmente declarado inofensivo, de acordo com os últimos dados da NASA.

O asteróide 2024 YR4 causou preocupação inicialmente quando a NASA aumentou a sua probabilidade de impacto estimada para 3,1% – a mais elevada alguma vez registada para um objeto espacial da sua dimensão.

O asteróide, com cerca de 55 metros de diâmetro, era suficientemente grande para causar uma destruição devastadora se colidisse com a Terra. No entanto, novas observações da sua trajetória reduziram drasticamente o risco de impacto, levando à sua remoção completa da lista de potenciais perigos da NASA.

No início de fevereiro, o Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS) da NASA estimou que o asteróide tinha uma probabilidade de 1 em 32 de atingir a Terra na sua aproximação mais próxima, a 22 de dezembro de 2032.

Essa probabilidade desceu rapidamente para 0,28% (1 em 360) em 21 de fevereiro e, desde então, desceu para apenas 0,005% (1 em 20 000). Como resultado, a NASA baixou o nível de risco do asteroide para zero na Escala de Perigo de Impacto Torino, o que significa que não representa agora qualquer ameaça.

A Escala de Torino é utilizada pelos astrónomos para avaliar o risco potencial representado pelos asteróides e cometas, tendo em conta tanto o seu tamanho como a probabilidade de impacto.

Quando as probabilidades de impacto do 2024 YR4 ultrapassaram 1% em janeiro, foi temporariamente classificado como Nível 3, indicando a necessidade de uma monitorização cuidadosa devido ao seu potencial de destruição localizada.

No entanto, como a probabilidade desceu abaixo de 1%, foi despromovido para o Nível 1, o que significa que não há perigo invulgar. Agora, com a sua probabilidade de impacto abaixo do limiar crítico de 1 em 1000, foi transferido para o Nível 0 – confirmando que não existe qualquer risco.

Richard Binzel, o professor do MIT que desenvolveu a Escala de Torino, confirmou a descida de nível numa declaração ao Live Science. “

O asteroide 2024 YR4 foi agora transferido para o Nível Zero da Escala Torino (o nível para ‘Sem Perigo’), uma vez que o rastreio adicional da sua trajetória orbital reduz a possibilidade de interseção com a Terra para menos de 1 em 1000”, explicou.

“O Centro de Estudos de Objectos Próximos da Terra da NASA JPL lista agora a probabilidade do YR4 de 2024 como 0,00005 (0,005%) ou 1 em 20.000 para a sua passagem pela Terra em 2032. Isto é zero, amigos!”.

Com esta reavaliação, não existem agora asteróides conhecidos que representem um risco significativo para a Terra. Embora os astrónomos continuem a monitorizar o espaço em busca de potenciais ameaças, as últimas descobertas reafirmam que o 2024 YR4 não será uma delas.

https://youtu.be/bSkPNMjRRio?si=r1X9AP0RxcxHJkVp

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.