UEFA quer “revolucionar” Supertaça Europeia e criar nova competição

(dr) UEFA

A UEFA está a ponderar mudar o formato da Supertaça Europeia e a criar uma nova competição a ser jogada antes do início da temporada.

De acordo com informações avançadas pelo jornal francês L’Équipe, a Supertaça Europeia, que é disputada entre o vencedor da Liga dos Campeões e o vencedor da Liga Europa, passará a ser disputada entre o vencedor da Liga Europa e da Conference League.

Por sua vez, a nova competição que o organismo que tutela o futebol europeu está a pensar será disputada num formato de final four com o vencedor da Liga dos Campeões e outras três equipas.

E que outras três equipas são estas? Ainda não é certo, embora o jornal gaulês indique que poderão ser “as três equipas mais fortes”, provavelmente as melhores classificadas no ranking da FIFA.

A ideia parece agradar aos clubes e ao Comité de Competições da UEFA, pelo que poderá tornar-se uma realidade no futuro. Os Estados Unidos serão o palco para a edição inaugural desta nova prova, realça ainda o L’Équipe.

Estas novidades surgem cerca de um mês depois da UEFA ter também anunciado uma revolução no formato da Liga dos Campeões a partir do verão de 2024.

A partir de 2024/25 começa a ser aplicado o denominado “sistema suíço”, com todas as equipas inseridas num só grupo, como se fosse um campeonato.

Serão 36 clubes e não 32, como agora. Cada equipa vai realizar oito jogos nesta fase (quatro em casa, quatro fora), ao contrário dos seis atuais. Ainda não se conhecem os critérios para definir esses oito adversários para cada participante.

As oito equipas com mais pontos, após essas oito jornadas, vão passar diretamente para os oitavos-de-final. As 12 equipas com menos pontos ficam afastadas do torneio.

Pelo meio, o novo playoff: quem ficar entre os 9.º e 24.º lugares vai disputar uma eliminatória para definir as outras oito equipas que estarão nos oitavos-de-final.

A Liga Europa e a Liga Conferência Europa vão seguir o formato da Liga dos Campeões – embora cada equipa da Liga Conferência realize apenas seis jogos no grupo, e não oito.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.