Ucrânia denuncia repressão russa contra tártaros na Crimeia

REPUBLIC OF CRIMEA / Flickr

A Ucrânia denunciou na terça-feira o que descreveu como a repressão contínua da Rússia à minoria tártara na península da Crimeia, anexada por Moscovo em 2014.

Esta denúncia foi expressada pelo ministro das Relações Externas, Dmytro Kuleba, ao assinalar o 77.º aniversário da deportação do grupo minoritário muçulmano pelo líder soviético Joseph Estaline. “Infelizmente, a Rússia continua a suprimir sistematicamente os tártaros da Crimeia”, disse em comunicado, citado agência France-Presse.

As declarações surgem logo após as tensões entre Kiev e Moscovo terem atingido o auge, com o Kremlin a enviar dezenas de milhares de soldados para a fronteira com a Ucrânia, visando realizar exercícios militares.

Os tártaros da Crimeia são uma minoria étnica predominantemente muçulmana, cuja grande maioria se opôs à tomada da Crimeia pela Rússia, afirmando que estão a ser perseguidos por se manifestarem contra o governo de Moscovo.

Kuleba disse na terça-feira que a Rússia está a “orquestrar repressões com base na religião, privando os tártaros da Crimeia dos seus direitos económicos e linguísticos, apresentando acusações criminais contra eles”. O ministro pediu que a deportação desta etnia, principalmente para a Ásia Central, fosse reconhecida como “genocídio”.

O Ministério das Relações Externas da Ucrânia indicou que cerca de 230 pessoas, incluindo cerca de 160 tártaros, foram perseguidos politicamente na Crimeia desde 2014. Mais de 50 pessoas, incluindo 25 tártaros, morreram no decorrer de ações iniciadas pelas autoridades russas, em particular como resultado de tortura.

A Rússia nega ter realizado repressões políticas, mas regularmente anuncia prisões de “terroristas” islâmicos ou pró-ucranianos na Crimeia. Desde a anexação, as autoridades russas na península proibiram os tártaros de comemorar as deportações da era estalinista, que se assinalam a 18 de maio.

Em 2017, a Organização das Nações Unidas estimou que a situação dos direitos humanos “se deteriorou significativamente” na Crimeia e acusou a Rússia de cometer, com impunidade, “múltiplas e graves violações”.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Estabelecimentos de Santos vão encerrar mais cedo. Psicólogos alertam que fim de restrições pode levar a excessos

Redução do horário é a solução encontrada pelos empresários para dar resposta à recente onda de criminalidade que se tem registado na zona de Santos. Especialistas em psicologia apontam o levantar das medidas de restrição, …

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …

Brasil, EUA e Canadá. TAP prevê aumento de voos entre outubro e março

A TAP já está de olhos postos em novos voos para recuperar a sua operação no segundo semestre do ano e no inverno IATA – entre outubro e março. A empresa “espera progressos em termos de …

Vulcão, La Palma

Uma tragédia anunciada em Janeiro. Cinzas do vulcão de La Palma a caminho de Portugal

A lava do vulcão Cumbre Vieja continua a cobrir La Palma, nas Canárias, e já destruiu mais de 300 casas. Enquanto as cinzas vulcânicas se estão a deslocar para a Península Ibérica, surge a notícia …

Líder parlamentar do BE diz que Costa "transformou eleições numa caricatura"

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, afirmou na quarta-feira que António Costa transformou as eleições autárquicas de 26 de setembro numa “caricatura”, considerando que o primeiro-ministro “vai a todo o lado prometer tudo”. O …

Estalou o verniz entre a UEFA e a FIFA. Órgão Europeu critica Mundial a cada dois anos e admite boicote

A UEFA aponta vários riscos associados ao aumento da frequência do Mundial, como a perda de importância dos torneios femininos e juvenis, o impacto no calendário das outras competições e os efeitos na saúde dos …

Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud

Novo Centro de Cancro do Pâncreas em Lisboa é único no mundo (e tem a bênção dos Reis de Espanha)

Inaugura, na próxima segunda-feira, o novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud que resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton. Os Reis de Espanha vão marcar …

Fiat, Jeep e Alfa Romeu julgadas em Lisboa por suspeita de falsearem emissões

Três fabricantes de carros são acusadas de instalar mecanismo que esconde a emissão de gases acima do limite legal. O Tribunal Central Cível de Lisboa aceitou julgar uma ação popular intentada por uma associação europeia de …