Francês que planeava 15 atentados no Euro 2016 preso na Ucrânia

Suspeito, de nacionalidade francesa, foi detido no mês passado na Ucrânia porque estaria a preparar 15 atentados durante o Europeu de futebol, que começa em França no próximo dia 10.

Um francês foi detido a 21 de maio, na Ucrânia, por suspeita de estar a preparar 15 atentados no campeonato europeu de futebol 2016, que se realiza em França, anunciaram hoje os serviços de segurança ucranianos.

“A SBU conseguiu impedir quinze atos terroristas planeados para acontecerem antes e durante o Campeonato Europeu de futebol”, declarou o chefe dos serviços de segurança ucranianos (SBU), Vassil Grytsak.

Segundo o responsável, o suspeito disse às autoridades ucranianas que era contrário à “política do seu governo em relação à chegada em massa de estrangeiros a França, a difusão do Islão e a globalização”.

“O suspeito levava cinco armas-automáticas Kalashnikov, mais de 5.000 balas, dois lança-mísseis, 125 quilos de dinamite e 100 detonadores”, afirmou ainda Grytsak.

O Euro 2016 decorre em França a partir do próximo dia 10 até 10 de julho deste ano. A competição conta com a presença de 24 seleções, entre as quais Portugal.

Uma das principais preocupações do torneio é a ameaça terrorista que, nos últimos tempos, tem assombrado o país. A competição vai estar sob fortes medidas de segurança e um vasto reforço policial.

Este fim-de-semana, o presidente francês, François Hollande, admitiu a existência de ameaças durante o campeonato europeu de futebol.

Os Estados Unidos também já tinham alertado para o mesmo problema, sugerindo aos seus cidadãos que não se desloquem a França durante o torneio.

ZAP / Bom Dia

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. De certeza que não era francês, filho de franceses, descendente de europeus mas sim filho de imigrantes muçulmanos, talvez já nascido na França ou tendo ido para lá em pequeno. São realidades totalmente diferentes.

    • E não é que afinal este é mesmo francês e “descente de franceses”?!
      Pois… afinal este não é muçulmano mas simpatizante da extrema-direita!!!

RESPONDER

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …

Em disputa com os EUA, China avança com a construção de 700 laboratórios

A China está a acelerar a construção de 700 novos laboratórios perante um cenário de corrida tecnológica contra os Estados Unidos. O objetivo é aumentar a competitividade do país. A tensão entre Pequim e Washington tem …

Oposição urge Boris Johnson a despedir assessor por ter violado o confinamento

Os partidos da oposição escreveram hoje ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, urgindo a demissão do assessor Dominic Cummings, a quem acusam de ter "abalado gravemente a confiança" da população nos apelos oficiais sobre a pandemia …

Atletas que sorriem durante as corridas gastam menos oxigénio

Os atletas que sorriem gastam menos oxigénio, trabalham de forma mais económica e têm um nível de esforço menor, refere um estudo realizado pelas universidades de Ulster e Swansea, divulgado esta terça-feira. Os investigadores pediram a …

OMS analisa possíveis primeiros casos de infeção de animais para o homem

A Organização Mundial de Saúde (OMS) admite que pelo menos três infeções por Covid-19 nos Países Baixos possam ser os primeiros casos conhecidos de transmissão do novo coronavírus dos animais para o homem, tendo martas …

Na Suíça, é possível estar em teletrabalho e a empresa pagar parte da renda

O Tribunal Federal da Suíça condenou uma empresa de contabilidade a pagar parte da renda de casa a um funcionário que se encontrava em teletrabalho. Segundo revelou na segunda-feira o swissinfo e o Tages-Anzeiger, citados pelo …

Governo negoceia até mais 35 milhões em apoios para agricultura

A ministra da Agricultura disse hoje que está em curso a negociação de medidas adicionais para apoiar o setor agrícola, face ao impacto da covid-19, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que podem mobilizar …