Twitter fecha milhares de contas por divulgarem notícias falsas. Mais de 200 associadas ao PP de Espanha

Tom Raftery

O Twitter anunciou esta sexta-feira que fechou milhares de contas em todo o mundo por divulgarem notícias falsas e propaganda pró governamental, em países como os Emirados Árabes Unidos, Egito e Espanha.

As contas criadas na China que tinham como objetivo semear discórdia entre os manifestantes em Hong Kong foram encerradas, assim como as que espalhavam mensagens pró-Arábia Saudita oriundas do Egito e dos Emirados Árabes Unidos e direcionadas ao Catar e ao Iémen, informou o Twitter.

“De acordo com nossa política que diz respeito à manipulação na nossa plataforma, nós fechámos todas essas contas“, disse o Twitter, que também encerrou contas com notícias falsas na Espanha e no Equador.

O Twitter referiu ainda que encerrou 267 contas que divulgavam notícias falsas nos Emirados Árabes Unidos e no Egito e 259 contas relacionadas com o Partido Popular, 1.019 no Equador e seis contas na Arábia Saudita, além das 200 mil na China que já tinha anunciado em agosto deste ano.

Na nova atualização do relatório sobre transparência, a plataforma Twitter explicou que as contas do Partido Popular espanhol estiveram ativas “durante um espaço de tempo relativamente curto“, mais precisamente durante os meses de fevereiro e março deste ano.

Todas as contas criadas nestes dois meses, segundo conclui a rede social, apresentavam um “comportamento de spam” e permitiam “retuitar” mensagens para outras contas para “aumentar a interação”.

Perante esta revelação, o Partido Popular espanhol garantiu à agência de notícias Efe que “nunca criou contas falsas”. “O Partido Popular não criou contas falsas porque considera que a eficácia real nas redes sociais se faz com os seus voluntários reais e as suas contas próprias”, justificou a organização política, embora o relatório do Twitter tenha confirmado que as contas foram operadas diretamente por este partido espanhol.

Já em junho, o Twitter tinha informado sobre o encerramento na sua rede social de 130 contas falsas da Esquerda Republicana por “influenciarem as conversações” a fim de se obter uma “vantagem política”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …

Quadro de Nicolas de Staël vendido em Paris por valor recorde de 20 milhões de euros

Um quadro do pintor francês, de origem russa, Nicolas de Staël, foi vendido por 20 milhões de euros, um recorde para o artista, num leilão que decorreu em Paris e que foi organizado pela casa …

Duterte encoraja polícia a “matar todos” os suspeitos de tráfico de droga

O presidente das Filipinas encorajou o novo chefe da polícia da cidade de Bacolod, no centro do país, a matar todos os suspeitos de tráfico de droga. “Tens permissão para matar todos”, disse esta quinta-feira Rodrigo …