O internacional português Bernardo Silva foi sancionado com um jogo de suspensão e uma multa de 50 mil libras (58 mil euros) devido a um comentário nas redes sociais, anunciou esta quarta-feira a Federação Inglesa de Futebol.
Em causa está uma publicação de Bernardo Silva no Twitter, na qual comparava o seu colega de equipa no Manchester United à personagem de doces Conguitos.
A publicação acabou por ser apagada 50 minutos depois. “Já não se pode brincar com um amigo hoje em dia”, escreveu Bernardo Silva em resposta.
De acordo com a emissora britânica BBC, o relatório da federação inglesa não considera que o comentário tenha sido racista, mas o organismo salienta que a publicação foi partilhada publicamente com cerca de 600 mil seguidores.
“O jogador não quis que a publicação fosse insultuosa ou de alguma maneira racista (…) É claro que o tweet não passou de uma piada entre dois amigos próximos”.
“No entanto, a comunicação não foi privada. A publicação foi colocada nas redes sociais e exposta a 600 mil seguidores de um respeitado profissional do futebol”, pode ler-se na nota da federação a que a BBC teve acesso.
De acordo com o portal desportivo Zero Zero, Bernardo Silva terá ainda de fazer trabalho comunitário junto da comunidade infantil.
O jornal Público recorda ainda que, na carta enviada ao órgão federativo, o Bernardo Silva juntou um depoimento de Benjamin Mendy, que disse não ter ficado ofendido com a brincadeira. Também o treinador, Pep Guardiola, procurou desvalorizar o caso, considerando-o “uma simples piada” entre colegas de equipa.