/

Tupperware despede-se de Portugal: 200 trabalhadores efetivos no desemprego

Celso Silva/Google Maps

Trabalhadores da fábrica de Montalvo, Constância, em Santarém, entram em 2025 com o pé esquerdo. Dependiam da casa-mãe nos EUA da histórica de recipientes de plástico, que declarou falência em setembro.

A fábrica da Tupperware instalada em Montalvo, Constância (Santarém), vai encerrar a atividade no dia 8 de janeiro e despedir os cerca de 200 trabalhadores efetivos, informou o presidente da Câmara Municipal esta sexta-feira.

“A Câmara Municipal de Constância tomou conhecimento que no dia de ontem [quinta-feira] foi comunicado aos trabalhadores da empresa que a mesma encerrará a 8 de janeiro de 2025. Face a esta situação difícil para o nosso concelho e para a nossa região, deixamos uma palavra de solidariedade a todos os trabalhadores e respetivas famílias”, escreveu o autarca Sérgio Oliveira, na página oficial do município.

A fábrica da multinacional Tupperware em Portugal, a funcionar desde 1980, dependia a 100% da casa-mãe norte-americana, com o anúncio do pedido de declaração de insolvência a ter consequências diretas na unidade portuguesa.

Arrastada pela queda nas vendas, a marca icónica de recipientes de plástico para os alimentos iniciou voluntariamente o processo do Capítulo 11 no Tribunal de Falências de Delaware, o que fez cair as ações em mais de 50% na Bolsa de Nova Iorque e levou à posterior suspensão.

O aumento da concorrência e a diminuição da procura dos seus produtos enfraqueceram a atividade da empresa nos últimos anos, que se debatia com problemas de liquidez.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.