/

Tubarão que matou surfista no Havai identificado pelo ADN do muco

Robin Warren, um surfista de 56 anos, faleceu no início do mês na sequência de um ataque de tubarão. Agora, uma equipa de investigadores do Instituto de Biologia Marinha do Havai conseguiu extrair ADN do muco que o tubarão deixou na prancha de surf e descobrir o tamanho e a espécie exatos do animal.

No dia 8 de dezembro, um surfista foi atacado por um tubarão em Honolua Bay, na ilha havaiana de Maui, e faleceu um dia depois, na sequência de ferimentos graves. O acidente obrigou a suspender o dia final do Maui Pro, a prova de estreia do circuito mundial feminino, e a direção da WSL decidiu mudar o local para realizar as finais.

Robin Warren, de 56 anos, foi atacado poucos minutos antes do início do último dia do Maui Pro. A vítima foi assistida pela equipa médica do campeonato e transportada para o hospital, onde acabaria por falecer.

Agora, numa tentativa de trazer alguma paz ao assunto que chocou a comunidade local, uma equipa de cientistas usou o ADN do muco do tubarão para identificar a sua espécie e, consequentemente, o seu tamanho.

“Sinto que quando perdemos alguém desta forma, queremos saber o máximo de informação possível sobre a situação”, disse Derek Kraft, do Instituto de Biologia Marinha do Havai, em declarações ao Hawaii News Now.

O vestígio do muco foi recolhido da prancha do surfista. De seguida, a equipa inseriu o ADN extraído num banco de dados que combina amostras genéticas com espécies específicas de tubarão e chegou à conclusão que foi um tubarão-tigre o responsável pela morte do surfista.

A partir da mordida, os cientistas também conseguiram apurar o tamanho do tubarão: 4,35 metros. Embora a equipa tenha conseguido identificar o tamanho e a espécie exatos, seria necessário um teste mais complexo, chamado impressão digital de ADN, para encontrar o tubarão envolvido no ataque.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.