Há um truque cientificamente provado para se lembrar de tudo (ou quase)

Se precisar de se lembrar de algo, o que poderá fazer para ter a certeza de que não se esquece é… desenhar. Segundo um novo estudo, o desenho pode ser uma ajuda mais eficaz do que escrever.

A fim de evitar que uma tarefa seja esquecida, a maior parte das pessoas recorre ao hábito de a anotar. No entanto, a probabilidade de se lembrar de algo importante pode ser maior se fizer um desenho, segundo uma investigação levada a cabo por investigadores canadianos.

A equipa de cientistas realizou várias análises cognitivas a um grupo de jovens adultos e idosos, concluindo que ilustrar é um método extremamente eficiente para ajudar a reter novas informações, principalmente no caso de pessoas com idade avançada. As conclusões foram publicadas recentemente na Experimental Aging and Research.

Os investigadores estão animados com este novo estudo e convencidos de que esta descoberta pode ser uma grande ajuda em tratamentos para problemas de memória, como o Alzheimer.

Em estudos anteriores, os cientistas já tinham detetado que o desenho é uma interessante estratégia de codificação de informações, muito eficaz para jovens adultos, proporcionando maiores benefícios de memória do que outras técnicas semelhantes.

Nesta nova investigação, a equipa decidiu analisar se esta técnica produzia os mesmos resultados satisfatórios em adultos mais velhos.

“Estávamos especificamente interessados em determinar o quão benéfico poderia ser a prática do desenho para reter informações na população de adultos mais velhos, já que esta faixa etária experimenta declínios significativos no funcionamento da memória“, afirmou Melissa Meade, uma das autoras do estudo.

Durante a experiência, os cientistas compararam diferentes técnicas. Foram analisados 30 participantes, divididos em dois grupos: estudantes do ensino superior e idosos. Os voluntários podiam desempenhar tarefas diferentes para memorizar palavras, desde a escrita ao desenho, ou até fazer uma lista de atributos físicos relacionados com a palavra em causa.

Depois da atividade, a memória dos participantes foi avaliada. Os cientistas descobriram então que ambos os grupos mostraram melhor retenção quando recorreram ao desenho, sendo que o desempenho foi ainda maior entre os idosos.

Desta forma, mais do que todas as outras técnicas testadas, o desenho otimizou a memória do grupo composto por adultos mais velhos. Com base nestas evidências, a equipa concluiu que o desenho melhora a memória e a simplicidade desta estratégia significa que poder ser usada nos mais variados ambientes.

Quando envelhecemos, a retenção de novas informações diminui devido à deterioração das estruturas cerebrais envolvidas na memória, como o hipocampo e os lobos frontais. O desenho é particularmente importante para pessoas com demência dado que faz um melhor uso das regiões do cérebro que ainda estão preservadas.

Quando desenhamos, usamos a parte relacionada com a visão espacial, uma parte do cérebro que é mantida em pleno funcionamento até mesmo durante o envelhecimento.

LM, ZAP // ScienceAlert

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite,
    Agradecia q me dessem o significado de “canadenses”. Das Canárias, derivados de canas..?…..
    Obrigado e as melhorias na tradução!

  2. Então quando alguém lê um livro (como Sapiens, ou O Poder do Hábito, ou Origens, ou outro qualquer) o que, ou como ele(a) deveria desenhar?

RESPONDER

Pfizer diz que vacina é "segura" para crianças dos cinco aos 11 anos

A Pfizer/BioNTech anunciaram, esta segunda-feira, que a vacina é segura e parece gerar uma resposta imunitária robusta nas crianças dos cinco aos 11 anos. Depois de um estudo com 2.268 participantes, a Pfizer/BioNTech anunciaram que a …

PS e CDS na Madeira desencontrados, PSD e Bloco continuam no Norte

No arranque da segunda semana de campanha para as autárquicas, os líderes do PS e do CDS-PP apostam na Madeira mas com horários desencontrados, enquanto BE e PSD continuam a norte, e PAN e PCP …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …