O truque para reduzir o consumo de álcool é simples. O segredo está no copo

Uma pesquisa recente revelou que as famílias no Reino Unido bebiam menos 6,5% de vinho quando usavam copos menores, de 290 mililitros, do que quando usavam copos maiores, de 350 mililitros.

Como noticiou o Sci Tech Daily, para realização do estudo – publicado na Addiction e financiado pela Wellcome Trust – foi analisado o comportamento de 260 famílias do Reino Unido, que bebiam duas ou mais garrafas de vinho por semana.

As famílias foram convidadas a comprar uma quantidade predeterminada de vinho para consumir em casa – garrafas de 75 centilitros ou de 37,5 centilitros. Além disso, também de forma aleatória, foi-lhes indicado para utilizarem copos menores ou maiores. A quantidade consumida foi registada através de fotografias.

Após duas intervenções com intervalos de 14 dias, os investigadores verificaram que o uso de copos menores reduziu a quantidade de vinho consumida em cerca de 6,5%. Beber de garrafas menores também diminuiu a quantidade de vinho consumida em 3,6%, havendo, contudo, uma maior incerteza acerca desse efeito.

O vinho é a bebida alcoólica mais consumida na Europa. De acordo com o Sci Tech Daily, utilizar taças maiores aumenta o consumo em restaurantes e espçaos públicos. Segundo a mesma fonte, também o tamanho das taças “aumentou dramaticamente nas últimas três décadas”.

Se os efeitos do tamanho da taça de vinho sobre o consumo forem comprovados ao longo do tempo, uma diminuição do tamanho das taças poderia contribuir para a redução do consumo, apontou ainda o artigo.

Uma das medidas para incentivar a compra de taças menores passa por reduzir o preço desse utensílio. Outra maneira de combater o consumo excessivo é regular o tamanho dos copos nos bares, restaurantes e outras instalações licenciadas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.