Tem menos de 40 anos e gosta de beber álcool? Temos más notícias para si

2

A pesquisa concluiu que beber álcool nunca traz benefícios aos mais jovens e que os homens entre os 15 e 39 anos são a faixa etária mais prejudicada.

O consumo de álcool traz riscos de saúde e segurança significativos para os mais jovens e nenhum benefício. A conclusão é de um novo estudo global publicado na Lancet, baseado nas informações de um projeto da Universidade de Washington que tem os dados mais detalhados sobre as causas de doenças e de morte no mundo.

Há quatro anos, os especialistas afirmaram que até beber ocasionalmente é prejudicial e apelaram a que os Governos criassem campanhas onde promoviam a abstenção total do álcool.

Depois da análise a mais dados, os autores têm agora novas conclusões. Os mais jovens, especificamente quem tem menos de 40 anos, têm riscos mais elevados associados ao consumo de álcool do que os adultos mais velhos.

Já os adultos com mais de 40 anos sem problemas de saúde podem beneficiar de um consumo de álcool moderado, como um copo pequeno de vinho por dia, incluindo uma redução no risco de doenças cardiovasculares, AVC e diabetes.

Este é o primeiro estudo a reportar o risco associado ao consumo de álcool de acordo com a localização, a idade, o sexo e o ano. Os autores recomendam que as diretivas devem ser baseadas na idade e na localização, com o consumo mais restrito especialmente nos homens entre os 15 e os 39 anos.

O estudo revela que 59% das pessoas que consumiram quantidades prejudiciais de álcool em 2020 tinham, precisamente, entre 15 e 39 anos e que três quartos destes 59% eram homens, relata o The Guardian.

Os investigadores calcularam o risco trazido pelo álcool para 22 efeitos na saúde, incluindo ferimentos, cancros ou doenças cardiovasculares. Geralmente, uma bebida foi definida como um copo de 100 ml de vinho tinto com 13% de álcool ou então uma cerveja de 375 ml com 3,5% de álcool.

A quantidade recomendada para os homens entre 15 e 39 anos é apenas 0,136 bebidas. Já as mulheres da mesma faixa etária têm uma exposição teórica ao risco do consumo de álcool que lhes permite beber 0,273 bebibas — cerca de um quarto de uma bebida diária.

Para os adultos de 40 ou mais anos sem problemas de saúde associados, beber uma pequena quantidade de álcool trazia, no entanto, benefícios, como a redução do risco de doença cardíaca isquémica, AVC ou diabetes. Entre os 40 e os 64 anos, o consumo de álcool seguro varia entre meia bebiba e até duas bebidas. Quem tem mais de 65 anos pode beber até três bebidas standard.

No entanto, a recomendação geral para os maiores de 40 anos continua baixa, ficando-se pelas 1,87 bebidas por dia. Depois disso, os riscos para a saúde aumentam com cada bebida.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.