/

Tripulações já vivem na Estação Espacial Internacional há 20 anos

NASA/Roscosmos

Estação Espacial Internacional

No dia 2 de novembro de 2000, a primeira equipa de astronautas entrou na Estação Espacial Internacional para uma missão de 136 dias. E esta segunda-feira celebrou-se o aniversário de 20 anos de presença humana contínua na estação.

Os astronautas William Shepherd, Yuri Gidzenko e Sergei Krikalev tornaram-se nos primeiros habitantes (ainda que temporários) do laboratório orbital, quando entraram na Estação Espacial Internacional a 2 de novembro de 2000.

Essa estadia inicial de 136 dias fez parte da Expedição 1 e, desde então, a EEI tem servido como um campo de testes para a futura exploração espacial, centro de pesquisa científica e de ocupação humana contínua – nos últimos 20 anos recebeu 241 pessoas de 19 países diferentes e exigiu a cooperação e colaboração de 15 nações para a sua construção.

Quando a Expedição 1 começou, a EEI era “muito nova, muito limpa e estava muito mais vazia do que está agora”, disse Sergei Krikalev durante uma conferência de imprensa coletiva na quinta-feira.

Tendo em conta que foram a primeira equipa a chegar à estação espacial, os astronautas lidavam com novos desafios todos os dias e trabalhavam em listas de verificação intermináveis ​​para configurar e preparar a estação espacial para futuras tripulações.

“Embora possa parecer banal, nunca tivemos um dia normal durante a nossa estadia”, partilhou William Shepherd.

Os três astronautas começaram nesse ano uma tradição: três vezes por dia sentavam-se numa mesa para fazer refeições comunitárias – o que, desde aí, ajudou as tripulações a manterem-se unidas e a terem um pouco de normalidade, enquanto orbitavam a Terra a mais de 28 mil quilómetros por hora.

E, de acordo com a CNN, é exatamente assim que a tripulação atual – Kate Rubins, Sergey Ryzhikov e Sergey Kud-Sverchkov – da EEI decidiu celebrar o aniversário. “É uma honra incrível para nós estar aqui ‘em cima’ no 20º aniversário”, disse Kate Rubins numa entrevista a partir da estação espacial.

“Sentimo-nos todos muito sortudos. Faremos uma celebração simples ao jantar. Na EEI, gostamos muito de nos reunir e jantar juntos. E nós os três vamos ter uma bela vista a partir da cúpula para apreciar a Terra e a estação espacial”, disse, referindo-se ao observatório de sete janelas, a partir da qual a tripulação pode observar os 16 amanheceres e 16 pores do sol que a estação espacial experiencia todos os dias.

Os três astronautas, que chegaram à estação espacial no dia 14 de outubro, irão também comemorar com “muito trabalho”, já que a data acontece numa segunda-feira, disse Kud-Sverchkov. Além disso, “iremos lembrar aqueles que voam aqui há 20 anos e todas as 63 expedições que aconteceram antes da nossa”, rematou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.