Tripulações já vivem na Estação Espacial Internacional há 20 anos

NASA/Roscosmos

Estação Espacial Internacional

No dia 2 de novembro de 2000, a primeira equipa de astronautas entrou na Estação Espacial Internacional para uma missão de 136 dias. E esta segunda-feira celebrou-se o aniversário de 20 anos de presença humana contínua na estação.

Os astronautas William Shepherd, Yuri Gidzenko e Sergei Krikalev tornaram-se nos primeiros habitantes (ainda que temporários) do laboratório orbital, quando entraram na Estação Espacial Internacional a 2 de novembro de 2000.

Essa estadia inicial de 136 dias fez parte da Expedição 1 e, desde então, a EEI tem servido como um campo de testes para a futura exploração espacial, centro de pesquisa científica e de ocupação humana contínua – nos últimos 20 anos recebeu 241 pessoas de 19 países diferentes e exigiu a cooperação e colaboração de 15 nações para a sua construção.

Quando a Expedição 1 começou, a EEI era “muito nova, muito limpa e estava muito mais vazia do que está agora”, disse Sergei Krikalev durante uma conferência de imprensa coletiva na quinta-feira.

Tendo em conta que foram a primeira equipa a chegar à estação espacial, os astronautas lidavam com novos desafios todos os dias e trabalhavam em listas de verificação intermináveis ​​para configurar e preparar a estação espacial para futuras tripulações.

“Embora possa parecer banal, nunca tivemos um dia normal durante a nossa estadia”, partilhou William Shepherd.

Os três astronautas começaram nesse ano uma tradição: três vezes por dia sentavam-se numa mesa para fazer refeições comunitárias – o que, desde aí, ajudou as tripulações a manterem-se unidas e a terem um pouco de normalidade, enquanto orbitavam a Terra a mais de 28 mil quilómetros por hora.

E, de acordo com a CNN, é exatamente assim que a tripulação atual – Kate Rubins, Sergey Ryzhikov e Sergey Kud-Sverchkov – da EEI decidiu celebrar o aniversário. “É uma honra incrível para nós estar aqui ‘em cima’ no 20º aniversário”, disse Kate Rubins numa entrevista a partir da estação espacial.

“Sentimo-nos todos muito sortudos. Faremos uma celebração simples ao jantar. Na EEI, gostamos muito de nos reunir e jantar juntos. E nós os três vamos ter uma bela vista a partir da cúpula para apreciar a Terra e a estação espacial”, disse, referindo-se ao observatório de sete janelas, a partir da qual a tripulação pode observar os 16 amanheceres e 16 pores do sol que a estação espacial experiencia todos os dias.

Os três astronautas, que chegaram à estação espacial no dia 14 de outubro, irão também comemorar com “muito trabalho”, já que a data acontece numa segunda-feira, disse Kud-Sverchkov. Além disso, “iremos lembrar aqueles que voam aqui há 20 anos e todas as 63 expedições que aconteceram antes da nossa”, rematou.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a determinação da princesa Ka'iulaniem não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …

Milionário Robert Durst condenado a prisão perpétua por matar melhor amiga

O tribunal de Los Angeles condenou o excêntrico milionário de 78 anos a pena perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, pelo homicídio em primeiro grau de Susan Berman (o equivalente a homicídio qualificado), segundo a …

Cientistas tentam desvendar por que comemos demais

Em 2019, cientistas descobriram que certas células em ratos obesos impediam os sinais que indicam a sensação de saciedade. Agora, uma nova investigação fez uma abordagem ainda mais profunda sobre o papel destas células. O estudo, …

"Tenho todas as condições para vencer as eleições legislativas de 2023", diz Rangel

Paulo Rangel apresentou esta tarde formalmente a sua candidatura à liderança do PSD e afirma que tem todas as condições para unir o PSD e vencer as eleições legislativas em 2023. Em conferência de imprensa, o …

Putin admite aceitar pagamentos com criptomoedas num futuro próximo

Vladimir Putin admitiu que as criptomoedas têm valor, adiantando que esta forma de pagamento poderá tornar-se viável no país. Contudo, para já "ainda é muito cedo" para fazer previsões devido à sua natureza "incerta". A notícia …