Tribunal brasileiro suspende decreto do Governo a extinguir reserva na Amazónia

Um tribunal federal suspendeu, esta quarta-feira, o decreto do Governo brasileiro que anula o estatuto de uma reserva natural na Amazónia para autorizar lá dentro uma exploração mineira privada, o que motivou uma grande onda de protestos.

A instância brasileira anunciou o equivalente a uma providência cautelar “para suspender imediatamente quaisquer medidas administrativas” que visem acabar com a zona de reserva, que tem o tamanho da Dinamarca.

O executivo brasileiro autorizou, na semana passada, a extinção de uma reserva natural de mais de 47 mil metros quadrados na Amazónia para permitir a exploração de minerais, por privados, na área, que estava reservada até aqui apenas ao Estado.

Na segunda-feira, o Governo brasileiro anunciou que iria rever o polémico decreto, mas mantém a extinção da Reserva Nacional de Cobre e seus Associados (Renca).

Essa área foi criada em 1984, ficando entre os estados do Amapá e do Pará, fronteiriços com o Suriname e Guiana Francesa.

Depois da polémica, o Presidente brasileiro, Michel Temer, decidiu revogar o decreto inicial e irá publicar um novo sobre o assunto, mais detalhado do que o anterior.

O novo decreto vai deixar as regras de exploração da região mais claras e oferecer mais garantias para a preservação das reservas ambientais e indígenas, explicou na segunda-feira o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, em conferência de imprensa.

“Por decisão do Governo, sairá brevemente um novo decreto, colocando ponto a ponto como deverá ser [a exploração] a partir de agora – após a extinção da reserva mineral, preservando as questões ambientais e indígenas, sejam reservas estaduais ou federais – e poder acompanhar mais de perto a atividade na região”, afirmou Coelho Filho, citado pelo portal G1.

Segundo o ministro, à luz das novas regras, será proibida, por exemplo, a licença para exploração para quem tiver atuado na exploração mineira ilegal na reserva antes da publicação do referido decreto.

A decisão do Governo de extinguir a Renca desencadeou uma série de críticas por parte de diferentes setores da sociedade brasileira, desde ambientalistas a artistas.

A Rede Eclesial Pan-Amazónica (Repam), ligada ao Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam), foi uma das que repudiou a extinção da Renca. Em comunicado, na segunda-feira, a Repam defendeu que o “decreto de extinção vilipendia a democracia brasileira, pois com o objetivo de atrair novos investimentos ao país o Governo consultou apenas empresas interessadas em explorar a região”.

A modelo Gisele Bündchen também foi uma das que comentou o decreto, qualificando-o de “vergonha”, enquanto a cantora Ivete Sangalo publicou nas redes sociais uma mensagem em que se lia: “Brincando com o nosso património? Que grande absurdo. Tem que ter um basta”.

Em resposta às críticas iniciais, o Palácio do Planalto publicou um comunicado em que afirmava que a reserva “não é um paraíso como querem fazer parecer”.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. tem graça que nenhum tribunal brasileiro impediu que o lula entregasse aos EU uma parte da amazonia como penhora da divida externa do brasil!!!! so marina silva se indignou…..
    tambem nao percebo porque e que nenhum tribunal impediu que lula alugasse por 100 anos uma parte da amazonia para a exploraçao exaustiva se soja a coreia do sul… retirando da adminsitraçao brasileira o controle dessas terras… tambem nao percebo a sra gonçalves que vem de uma forma basica dar palpites sobre que governo é que e bom..kkkk como se o anterior donde tambem fazia parte temer… nao tivesse delapidado os cofres do estado do brasil em bilioes de reais via mensalao, lava jacto etc etc e etc… a amazonia e uma resrva brasileira de recursos naturais… ainda nao foi anexada aos bens da ivete sangalo ou ao patrimonio dessa multimilionaria que vive no exterior da gissela.. de facto o governo do brasil tem toda a legitimidade de usar o seu territorio para rentabilizar a economia e tentar reverter a decadencisa economica em que lula e dilma deixaram o brasil.. agora vem os pseudo ambientalistas reclamar…. todos com o rei na barriga e contas bancarias no exterior!so e pena que nao se lembrem de que investimento e sempre uma potencial fonte de recursos para todo o povo.. e nao como dilma queria so para alguns( veja se o veto sobre os lucros do petroleo)… mas adiante…. ja se percebe que a gerngonça ca e la consegue dar a volta a cabeça dos i gnorantes e mal (in)formados .

RESPONDER

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física. Burns …

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …